A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi contemplada com investimento de R$ 999.999,00 (quase um milhão de reais) em um projeto de eficiência energética financiado pelo Ministério da Educação (MEC). Os recursos serão destinados à modernização do sistema de iluminação e climatização dos campi da instituição, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica e promover sustentabilidade.
O projeto, aprovado no âmbito do Programa de Eficiência Energética em Instituições Federais de Ensino Superior, prevê a substituição de equipamentos antigos por tecnologias de baixo consumo, como lâmpadas LED e sistemas de ar-condicionado mais eficientes. A expectativa é que as mudanças gerem uma economia de até 30% na conta de energia da universidade.
“Além do ganho com eficiência energética e troca de luminárias mais eficientes, a universidade ganha com a instalação de luminárias que vão demandar menos manutenção e que, ao mesmo tempo, proporcionam um melhor resultado no sentido de trazer mais segurança para a nossa comunidade acadêmica no período noturno”, comenta o superintendente de Infraestrutura da Ufersa, Eriberto Carlos Mendes da Silva.
A previsão é que as obras tenham início ainda no segundo semestre de 2025, após processo licitatório. A UFERSA deverá prestar contas periódicas ao MEC sobre a aplicação dos recursos e os resultados alcançados.
Deixe um comentário