A Campanha Natal Sustentável chega a sua 4ª edição e tem como finalidade converter doações de brinquedos por mudas de plantas. No ano passado, cerca de 3.500 brinquedos foram arrecadados e doados para crianças em situação de vulnerabilidade social. A meta de 2024 é superar esse número.
A grande novidade é a participação das escolas de Mossoró, que irão funcionar como pontos de arrecadação e também serão beneficiadas pela campanha. Nas edições anteriores, qualquer um poderia vir até a Ufersa, no setor de mudas, doar o brinquedo e receber a sua muda frutífera ou nativa. Agora, o processo está diferente, os interessados entregam as doações nas escolas, elas repassam para a universidade e quem recebe as plantas, desta vez, são as próprias escolas.
O agrônomo Giorgio Mendes, coordenador do setor de produção de mudas (Seprom), que é responsável pela iniciativa, destaca o motivo de priorizar as escolas. “A OMS e a ONU dizem que, para cada aluno, cada estudante, tem que ter no mínimo 12 metros quadrados de área verde. A escola, no caso. Nós fizemos um estudo em 73 escolas, das 73 escolas, apenas 5 atenderam ao parâmetro”. O objetivo de incluir as instituições de ensino básico como beneficiadas da campanha é tornar os ambientes escolares mais arborizados.
As doações seguem até o dia da entrega dos brinquedos, que está prevista para acontecer em 20 de dezembro, e a distribuição é realizada pela Ufersa. As escolas que querem participar como mediadoras, podem se cadastrar até o início do próximo mês através do endereço: mudas@ufersa.edu.br.