O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou, nesta terça-feira (10), uma reunião para avaliar os resultados das ações planejadas para o biênio 2023/2024.
O encontro, que ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), reuniu diretores e representantes de diversos setores do órgão. Segundo os dados apresentados, 84% das 103 metas previstas foram cumpridas, índice considerado excelente pela administração. “Não foi fácil, mas chegamos até aqui e, em algumas ações planejadas, fomos além do esperado”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales.
Durante a reunião, o diretor da Diretoria de Planejamento, Gestão e Governança (DPG), Ricardo Vilaça, apresentou os resultados em três etapas. Primeiro, foram expostos os indicadores gerais de desempenho das diretorias no segmento “TCE em Números”. Em seguida, destacaram-se as ações de maior impacto, como a sistematização da fiscalização das contas de governo e o aprimoramento da divulgação de capacitações realizadas pela Escola de Contas. Por fim, foi feita uma análise detalhada dos planos diretores, com base no monitoramento realizado pelo sistema Atena.
Entre os projetos considerados mais relevantes para o biênio, figuraram iniciativas como o programa “Perceber e Agregar”, a criação de uma metodologia de governança das estatais, e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas como o portal de controle interno e externo. Também se destacou o fortalecimento do controle social por meio do projeto “Contas em Gotas”.
A reunião teve caráter interno e contou com a participação do conselheiro Carlos Thompson, presidente eleito para o biênio 2025-2026. Ao final, foi definido o calendário para discussão e aprovação dos projetos e indicadores do próximo biênio, com previsão de conclusão até março de 2025. Também foram estabelecidos prazos para os planos estratégicos de tecnologia da informação e o plano anual de capacitação, que devem ser aprovados até 11 de abril.