Transporte público de Natal terá 85 linhas e ônibus com ar-condicionado em nova licitação

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Ícone de crédito Foto: STTU/Divulgação

A secretário de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, revelou nesta segunda-feira (26) os detalhes do novo edital de licitação do transporte público, marcando um avanço após décadas sem renovação contratual. O processo, que deve ser publicado no segundo semestre de 2025, prevê uma concessão de 15 anos para as empresas operadoras, com significativas melhorias no sistema.

Durante audiência na Câmara Municipal, a secretária de Mobilidade Urbana, destacou a expansão da rede de 54 para 85 linhas e o aumento da frota de 350 para 424 ônibus. Os veículos deverão ter no máximo 12 anos de uso e contar com ar-condicionado, câmeras de segurança e garantia de intervalo máximo de 30 minutos entre coletivos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que auditou a minuta do edital, recomendou ajustes que podem gerar economia de R$ 286 milhões ao longo da concessão. Entre as mudanças está a redução do prazo contratual de 20 para 15 anos, visando maior controle sobre a qualidade do serviço.

A demanda por passageiros, atualmente em 60% dos níveis pré-pandemia, reflete desafios como a concorrência com aplicativos de transporte e questões de segurança. A última tentativa de licitação, em 2017, não atraiu interessados, mas a atual administração municipal acredita ter criado condições mais atraentes para as empresas e benéficas para os usuários.

Especialistas presentes na audiência, como o professor da UFRN Rubens Ramos, defenderam a necessidade de subsídios públicos focados em modernização tecnológica, como a transição para ônibus elétricos, em vez de apenas cobrir custos operacionais tradicionais.

A STTU segue ajustando os detalhes financeiros do edital, incluindo uma revisão do valor do subsídio público inicialmente projetado em R$ 60 milhões anuais. A expectativa é que o novo modelo traga maior eficiência ao sistema que opera em caráter emergencial há anos, com reclamações constantes dos usuários sobre qualidade e pontualidade.

A Câmara Municipal acompanha o processo, com o vereador Léo Souza (Republicanos) destacando a importância desta licitação para resolver um dos principais problemas urbanos da capital potiguar. A população aguarda com expectativa a concretização dessas mudanças que prometem transformar a mobilidade em Natal.



Transporte público de Natal terá 85 linhas e ônibus com ar-condicionado em nova licitação

Ícone de crédito Foto: STTU/Divulgação

A secretário de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, revelou nesta segunda-feira (26) os detalhes do novo edital de licitação do transporte público, marcando um avanço após décadas sem renovação contratual. O processo, que deve ser publicado no segundo semestre de 2025, prevê uma concessão de 15 anos para as empresas operadoras, com significativas melhorias no sistema.

Durante audiência na Câmara Municipal, a secretária de Mobilidade Urbana, destacou a expansão da rede de 54 para 85 linhas e o aumento da frota de 350 para 424 ônibus. Os veículos deverão ter no máximo 12 anos de uso e contar com ar-condicionado, câmeras de segurança e garantia de intervalo máximo de 30 minutos entre coletivos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que auditou a minuta do edital, recomendou ajustes que podem gerar economia de R$ 286 milhões ao longo da concessão. Entre as mudanças está a redução do prazo contratual de 20 para 15 anos, visando maior controle sobre a qualidade do serviço.

A demanda por passageiros, atualmente em 60% dos níveis pré-pandemia, reflete desafios como a concorrência com aplicativos de transporte e questões de segurança. A última tentativa de licitação, em 2017, não atraiu interessados, mas a atual administração municipal acredita ter criado condições mais atraentes para as empresas e benéficas para os usuários.

Especialistas presentes na audiência, como o professor da UFRN Rubens Ramos, defenderam a necessidade de subsídios públicos focados em modernização tecnológica, como a transição para ônibus elétricos, em vez de apenas cobrir custos operacionais tradicionais.

A STTU segue ajustando os detalhes financeiros do edital, incluindo uma revisão do valor do subsídio público inicialmente projetado em R$ 60 milhões anuais. A expectativa é que o novo modelo traga maior eficiência ao sistema que opera em caráter emergencial há anos, com reclamações constantes dos usuários sobre qualidade e pontualidade.

A Câmara Municipal acompanha o processo, com o vereador Léo Souza (Republicanos) destacando a importância desta licitação para resolver um dos principais problemas urbanos da capital potiguar. A população aguarda com expectativa a concretização dessas mudanças que prometem transformar a mobilidade em Natal.


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