Na reta final das competições nacionais é comum aparecer a famosa “mala branca”, onde equipes recebem o incentivo financeiro para vencer uma determinada partida, e o resultado dessa partida beneficia uma terceira equipe. Normalmente, os incentivos financeiros são enviados para equipes que não têm mais objetivos na competição, e buscam motivar os jogadores dessas equipes. A mala branca também é conhecida como “doping financeiro
A mala preta é a ação é feita normalmente entre os dirigentes dos dois clubes que vão a campo, quando o time que precisa vencer a partida paga o adversário para perder propositalmente o confronto.
Os dois casos existem no Brasil, mas a mala branca é mais comum, e alguns consideram o incentivo para vencer como algo normal do futebol.
Como não é fácil comprovar a existência da mala branca numa partida de futebol, visto que o incentivo financeiro não é divulgado, fica difícil mensurar se tal prática surte o efeito desejado pelo interessado.
Os dois casos são ilegais, visto que as duas situações visam alterar o resultado de uma partida de futebol. A Lei Geral do Esporte e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) têm dispositivos específicos prevendo a tipificação penal de tais condutas.
O torcedor não é alcançado pelo CBJD, mas será enquadrado no Art 199 da Lei Geral do Esporte, que prevê a pena de até dois anos de reclusão e multa de quem der ou prometer vantagem patrimonIal com o fim de alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.
Em 2018, cinco dirigentes e nove árbitros acusados de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados no Campeonato Paraibano daquele ano foram banidos do futebol. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou pena máxima aos réus, alvos da Operação Cartola.
Em 2019, o STJD puniu o dirigente do Botafogo-PB, o ex-presidente Zezinho, por um ano. Ele apareceu em uma escuta com o presidente do Altos-PI, Warton Lacerda, oferecendo dinheiro para o time piauiense ganhar ou empatar o jogo contra o Náutico, em jogo válido pela Copa do Nordeste de 2018. O Presidente do Altos foi absolvido.
O incrível é saber que jogadores precisam de incentivo financeiro para ter mais vontade para vencer seu adversário. A prática da mala branca é ilegal e imoral.
Neste domingo (8), teremos a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, onde alguns clubes ainda brigam por seus objetivos, mas outros vão apenas cumprir tabela.
Será que teremos essa prática ilícita na rodada deste domingo?
Não acredito q vá rolar mala, o botafogo só perde o título por incompetencia própria.