O Teatro Municipal Sandoval Wanderley, que se encontra fechado desde 2009, será reaberto e administrado pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc-RN) pelos próximos 20 anos. A concessão foi sancionada hoje pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), após aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal no último mês de agosto.
O teatro passou por uma reforma com um investimento de R$ 6 milhões feito pela prefeitura. A partir de agora, o Sesc-RN assumirá a responsabilidade pela gestão do espaço, com a missão de manter as “finalidades culturais do equipamento”, conforme estabelecido na lei publicada no Diário Oficial do Município.
Uma das novidades é a mudança no nome do teatro, que será oficialmente alterado para Teatro Municipal Sandoval Wanderley Sesc durante o período da concessão. A nova denominação reflete a parceria entre a instituição e o município. Além disso, o contrato garante que grupos teatrais locais terão prioridade na reserva dos espaços para ensaios, sem custo.
Entre os compromissos do Sesc-RN está a criação de uma exposição permanente sobre a história do teatro desde sua inauguração, em 1962. A instituição também assumirá todos os encargos civis, administrativos e tributários relacionados ao imóvel. Qualquer melhoria feita nas instalações será incorporada ao patrimônio do teatro sem direito a indenização.