A maioria dos adolescentes que chegam ao sistema socioeducativo vive em situação de vulnerabilidade social e teve acesso limitado à educação. Por essa razão, “Alfabetização e Letramento” é uma das oficinas do projeto de pesquisa e extensão “Aprendizagens para o Mundo do Trabalho: Pontes entre Educação e Profissionalização no Sistema Socioeducativo”, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN).
Na unidade de internação Case Pitimbu, no município de Parnarmirim, um grupo de onze socioeducandos participa das atividades para qualificação da leitura e da escrita.
A ação tem considerado os repertórios dos jovens, a importância das práticas de linguagem voltadas aos contextos de trabalho e à vivência sistemática na cultura escrita, além da colaboração dos socioeducandos e suas expectativas de aprendizagens, segundo a professora doutora do Centro de Educação da UFRN Tatyana Mabel, docente responsável pela oficina junto com a professora doutora Dâmares Saldanha, da Secretaria Municipal de Educação de Natal.
“As oficinas têm dado ênfase a temas como consumo, focalizando os gêneros discursivos da esfera publicitária. Assim, têm sido realizadas leituras e produções de panfletos publicitários, gêneros orais para venda e cartazes com anúncios de produtos, dentre outros. O objetivo é que os socioeducandos qualifiquem suas leituras e escritas, a fim de construir novas perspectivas de vida voltadas ao mundo do trabalho.”, detalhou Tatyana Mabel, que interage com os adolescentes com a colaboração das bolsistas da graduação em Pedagogia da universidade federal Elliza, Sandra e Sara.
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Case Pitimbu também têm acesso à oficina Corpo e Movimento. Casep Metropolitano, Casemi Nazaré e Casef Padre João Maria mais Casemi Santa Catarina também são contempladas com atividades.
O projeto
“Aprendizagens para o mundo do trabalho: pontes entre educação e profissionalização no sistema socioeducativo” é parte do programa de desenvolvimento de ações integradas voltadas à qualificação das pessoas privadas de liberdade para o apoio e o incentivo ao trabalho, contemplado por Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Trabalho – MPT para criação da Rede Potiguar de Trabalho Decente no Sistema Prisional. O acordo, assinado pela governadora Fátima Bezerra em junho de 2024, tem ainda a participação do Tribunal de Justiça do Estado, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e do Ministério Público Estadual (MPRN).
O projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão inclui estudantes bolsistas, professores e pesquisadores dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Artes Visuais e Educação Física, da UFRN. O objetivo é desenvolver ações educativas que possam contribuir com a profissionalização de adolescentes e jovens em privação e restrição de liberdade. A abordagem a ser utilizada observa o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e de capacitação profissional.
A coordenação geral do projeto é da professora Cláudia Kranz, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo; e subcoordenação, da professora Cynara Ribeiro, do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.
Serão ofertadas oficinas de alfabetização e letramento, inclusive matemático; formação de habilidades e competências socioemocionais por intermédio dos eixos: arte, cultura, corpo e movimento no mundo do trabalho; oficinas/rodas de debates sobre temas relativos aos direitos humanos, direitos sociais, desigualdades sociais; oficinas de cuidado e responsabilização, para trabalhar o sentido da medida socioeducativa para o/a adolescente, visando a construção de novos projetos de vida e o fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários. A estimativa é contemplar cerca de 70 socioeducandos.
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