Sisu 2026 oferta mais de 14 mil vagas em universidades do Rio Grande do Norte



Ícone de crédito Foto: Cícero Oliveira/UFRN


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sisu 2026 oferta mais de 14 mil vagas em universidades do Rio Grande do Norte





Ícone de crédito Foto: Cícero Oliveira/UFRN


Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, serão ofertar cerca de 14,2 mil vagas pelas Universidades públicas e institutos federais do Rio Grande do Norte . O processo seletivo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação dos candidatos.

A maior parte das oportunidades está concentrada nas instituições federais. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) somam 10.161 vagas. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) disponibilizará 1.543 vagas, enquanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ofertará outras 2.549.

Em todo o país, o Sisu 2026 reúne mais de 274 mil vagas, distribuídas entre 136 instituições de ensino superior, com aproximadamente 7,3 mil cursos. Esta edição é considerada a maior desde a criação do programa.

No IFRN, os cursos com maior número de vagas são engenharia de energias e engenharia civil, além de opções em licenciaturas e cursos tecnológicos. Já a UFRN lidera a oferta no estado, com 7.336 oportunidades. Entre os cursos com mais vagas estão o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, nos turnos integral e noturno, tecnologia da informação e medicina.

A Ufersa, com sede em Mossoró, participa do Sisu com 2.825 vagas. Os cursos de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia e interdisciplinar em tecnologia da informação concentram o maior volume de oportunidades. Na UERN, os destaques na oferta são educação física (área básica de ingresso), pedagogia e medicina.

As inscrições para o Sisu 2026 ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso. Assim como no ano anterior, haverá apenas uma etapa de inscrição, válida para todas as vagas do ano letivo.

O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro de 2026. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula conforme o cronograma definido por cada instituição.

No estado, também estarão disponíveis 3.683 vagas em cursos presenciais de licenciatura com possibilidade de participação no programa Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa oferece um incentivo mensal de R$ 1.050, sendo parte liberada imediatamente e parte depositada como poupança, destinada a estudantes que ingressarem posteriormente no magistério da rede pública. Para concorrer, é necessário ter média mínima de 650 pontos no Enem, além de cumprir os demais requisitos do programa.




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *