A equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), chefiada pelo secretário Alexandre Motta, reuniu-se na tarde desta terça-feira (15) com os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal para discutir o financiamento dos serviços prestados na capital.
Durante a reunião, realizada no prédio central da Sesap, o secretário Alexandre Motta apresentou um breve relatório dos investimentos que o Governo do Estado realiza para atender os moradores de Natal sem participação da Prefeitura, como os procedimentos de urologia e vasculares, atendimento home care, leitos de UTI e parte do custeio do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. “Não há soluções simples para problemas complexos. Vamos conversar com a Secretaria Municipal de Saúde para encontrar os caminhos necessários. Temos que fazer um encontro de contas a respeito dessa questão do financiamento dos serviços de saúde”, disse Alexandre.
O encontro de contas entre foi defendido pelos vereadores e vereadoras presentes por conta do passivo, que também foi reconhecido pela gestão da Sesap, com relação a repasses para o custeio de serviços como o SAMU, unidades de pronto atendimento e farmácia básica de Natal. “Esse é um momento para entender como fazer a saúde juntos. Entendemos o momento difícil para os dois entes”, destacou a vereadora e presidente da Comissão de Saúde, Camila Araújo.
Como próximo passo, a Sesap irá procurar a SMS Natal para propor a criação de um grupo de trabalho, que será responsável por montar um relatório sobre cada ponto relativo às dívidas entre os dois entes, com o objetivo de pactuar soluções. “Os únicos vitoriosos dessa história devem ser o SUS e a população de Natal”, finalizou o secretário Alexandre Motta.
Também participaram da reunião os vereadores e membros da comissão Luciano Nascimento (vice-presidente), Herberth Sena e Cleiton da Policlínica, além dos parlamentares convidados Samanda Alves, que articulou o encontro, João Batista Torres e Pedro Henrique.