A equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), encabeçada pelo secretário Alexandre Motta, na manhã desta terça-feira (29), apresentou aos deputados estaduais da comissão de saúde da Assembleia Legislativa os recentes avanços na gestão da pasta, em especial as melhorias relativas ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
A reunião foi provocada a partir de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes a respeito da retenção de macas de ambulâncias nas unidades de saúde do estado. E, dentro dessa lista de melhorias apresentadas, a gestão do Walfredo Gurgel relatou aos parlamentares o fato da unidade não contar com macas retidas neste dia, bem como os corredores encontravam-se também vazios. “Não há soluções simples para problemas complexos. Os resultados que o Walfredo vem mostrando são frutos do trabalho de muitas mãos. Por isso, precisamos de união e, principalmente, de financiamento para garantir atendimento à população”, disse o secretário Alexandre Motta.
A partir da questão das macas retidas, que os profissionais dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tanto do estado como de Natal relataram ocorrer cada vez menos, o grupo desdobrou uma série de outros debates, que passaram pelo fortalecimento da atenção básica, abertura de novos leitos e outros temas relacionados. “Queremos leis que tenham eficácia. Não adianta ter uma lei que não se consiga cumprir”, pontuou a deputada Cristiane Dantas, que preside a comissão de saúde.
O papel da gestão de leitos e fluxos de atendimentos também foi pontuada pelos participantes. “Nós estamos diuturnamente trabalhando para encontrar as soluções dos problemas. Por isso hoje temos uma realidade completamente diferente”, destacou Geraldo Neto, diretor-geral do Walfredo. “Com todas as dificuldades, estamos no caminho certo. A regulação vem garantindo o acesso ao atendimento”, completou o coordenador do SAMU Natal, Luiz Roberto Fonseca
Também participaram da reunião os deputados estaduais Dr. Bernardo, Dr. Kerginaldo e Terezinha Maia, bem como representantes das equipes técnicas da Sesap, como Renata Silva (redes de urgência e emergência) e José Claudio Macedo (SAMU RN), e da SMS Natal.