A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve um artigo aprovado para apresentação no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2025), o maior e mais relevante evento acadêmico da América Latina na área de jogos digitais.
O evento será realizado de 30 de setembro a 3 de outubro, em Salvador (BA).
Intitulado “Computação desconectada e pensamento computacional: abordando o tema como uma Unidade Curricular de Extensão”, o trabalho é assinado pelo professor Dr. Heitor Liberalino, do Departamento de Informática, e o técnico-administrativo, Bezerra Neto, doutorando em Sistemas e Computação, além das estudantes de graduação Gisélia Cristina e Maria Eduarda.
O artigo aprovado relata uma experiência inovadora desenvolvida na Uern, com base na proposta de uma Unidade Curricular de Extensão (UCE) que utiliza computação desplugada e jogos analógicos como instrumentos para promover o pensamento computacional entre estudantes do ensino superior.
A proposta alia metodologia ativa, inclusão digital e interdisciplinaridade, aproximando os conceitos da computação de públicos diversos, de forma acessível e lúdica.
Para o professor Heitor Liberalino, o reconhecimento do trabalho no SBGames destaca a relevância da pesquisa aplicada no contexto universitário.
Já Bezerra Neto enfatiza o valor da experiência extensionista: “Trata-se de um projeto que nasce da escuta ativa dos estudantes e transforma práticas pedagógicas em oportunidades de aprendizagem criativa e significativa”.
As alunas Gisélia Cristina e Maria Eduarda, coautoras do estudo, comemoram a chance de apresentar um trabalho acadêmico em um evento de alcance internacional.
A aprovação do artigo representa não apenas um reconhecimento à qualidade da pesquisa realizada na Uern, mas também reforça o papel da universidade na formação de estudantes engajados com a ciência, a tecnologia e a transformação social.
O SBGames é promovido anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Trata-se do principal evento da área no Brasil e o maior da América Latina, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e desenvolvedores que têm os jogos digitais como objeto de estudo e inovação.
Deixe um comentário