Você sabia que São Paulo do Potengi, por pouco não se chamou Liberdade?
A Capital do Potengi, conhecida por sua importância regional, de infraestrutura desenvolvida e diferenciada, tem uma rica história que começa ainda no século XIX, época em que era um pequeno povoado dedicado à lavoura e à criação de gado, pertencente ao Município de Macaíba.
Com a virada para o século XX, mudanças significativas vieram com a chegada de Bento Urbano de Araújo, em São Paulo do Potengi, no ano de 1909.
Na época, fortes chuvas inundaram a região e ameaçavam o Povoado de Juremal, situado à margem esquerda do Rio Potengi. Assim, Bento Urbano resolveu mudar-se para o aglomerado de São Paulo, localizado na margem direita do rio.
Mas sua mudança não foi apenas física: ele se empenhou em construir armazéns, incentivou a criação de uma feira e motivou amigos e vizinhos a se transferirem também, impulsionando significativamente o desenvolvimento da localidade.
Assim, o povoado foi florescendo e acabou sendo elevado à condição de distrito, no ano de 1912, com o nome de São Paulo do Potengi, uma fusão dos nomes do padroeiro da cidade com o do rio Potengi.
A emancipação política viria em 1943, quando elevado à categoria de município, se desmembrou de Macaíba e foi oficialmente instalado em 1 de janeiro de 1944.
De lá pra cá, São Paulo do Potengi desenvolveu-se rapidamente, tornando-se a maior e com a melhor infraestrutura da região Potengi.
O município é reconhecido por abrigar grandes empresas, bancos, escolas e faculdades, além de outras instituições de prestação de serviço à toda região.
Mas a gente começou esta história contando que São Paulo do Potengi quase se chamou Liberdade, não foi? Pois bem…
Curiosamente, a história de São Paulo do Potengi quase tomou um rumo diferente quando, por um breve período, considerou-se a possibilidade de nomear a cidade como Liberdade. Os motivos teriam sido devido ao espírito de renovação e independência de seu povo, demonstrado desde sua fundação e desenvolvimento, e que pode ser vista até os dias de hoje.
A ideia não se concretizou, mas o povo potengiense segue em sua sina cheia de coragem e fé por uma vida melhor. O município não apenas mantém sua importância econômica e cultural para o estado do Rio Grande do Norte, mas também preserva a riqueza de sua história, desde os tempos em que a mudança de um homem para a margem direita do rio Potengi impulsionou a transformação de uma pequena povoação em um município próspero e fundamental para a região.
Fonte: Potyra Pereira
Imagem: Internet