O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta terça-feira (29) que o estado está “sozinho” no enfrentamento à criminalidade, ao criticar a ausência de apoio do governo federal nas operações policiais. A declaração, feita pela manhã, gerou reação em Brasília e foi posteriormente suavizada pelo próprio governador.
“As nossas polícias estão sozinhas. Infelizmente, mais uma vez, não temos auxílio nem de blindados nem de agentes federais. É o Rio de Janeiro completamente sozinho”, disse Castro, acrescentando que três pedidos de apoio das Forças Armadas haviam sido negados. Segundo ele, o governo estadual deixou de solicitar ajuda para a operação desta semana por entender que “a política federal é de não ceder”.
Horas depois, Castro afirmou ter sido mal interpretado, explicando que apenas respondeu a uma pergunta sobre a participação federal na operação.
Rio deSegundo o Ministério da Justiça, desde 2023 o governo federal atendeu a todas as 11 solicitações de renovação da Força Nacional de Segurança Pública no território fluminense. A atual operação da Força no estado segue em vigor até dezembro de 2025 e pode ser renovada.






Deixe um comentário