Ocupando a 14ª posição, com 19 pontos, o ABC enfrenta o Caxias neste domingo (18), no Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS. O ABC precisa retornar a Natal com pelo menos um ponto na bagagem.
Com o rebaixamento confirmado do São José-RS e a situação quase irreversível do Ferroviário-CE, restam duas vagas para a Série D de 2025.
Restando duas rodadas para o término da primeira fase da Série C, o ABC luta contra a Aparecidense (16 pontos), Sampaio Corrêa (16 pontos), Caxias (18 pontos), Confiança (19), Floresta (19) e CSA (19 pontos). Duas dessas equipes serão rebaixadas à Série D.
A tendência é que o Sampaio Corrêa e Aparecidense fiquem com as últimas vagas do rebaixamento.
O que preocupa o torcedor Alvinegro é o baixo poder ofensivo da equipe, que marcou apenas 15 gols em 17 partidas e o desempenho da nos jogos realizados no Frasqueirão.
Com aproveitamento de 37,25%, o ABC terá que alcançar 50% de aproveitamento nas partidas contra o Caxias (fora) e Aparecidense (casa).
É possível escapar do rebaixamento com 21 pontos, mas aí passaria a depender de outros resultados.
Mesmo que fique dependendo apenas de uma vitória na última rodada, a torcida continuará apreensiva, pois o aproveitamento nos jogos realizados no Estádio Frasqueirão é de apenas 33,3%.
Em oito jogos em casa, o ABC somou apenas oito pontos. São duas vitórias (Floresta e Remo), dois empates (São Bernardo e São José) e quatro derrotas (Náutico, Londrina, Volta Redonda e CSA).
Erros no planejamento no futebol levaram o ABC a brigar até as últimas rodadas para permanecer numa competição de tão baixo nível técnico como foi a Série C de 2024.
Diante da fragilidade dos adversários que lutam contra o rebaixamento e com os confrontos dessas equipes, podemos afirmar que o ABC está quase confirmado na Série C de 2025.