O Partido Socialista Brasileiro (PSB) já tem seu nome para compôr a chapa de Natália Bonavides (PT), na condição de vice-prefeito. Ao menos se depender do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, o nome socialista para a disputa de outubro será Silvânio Medeiros.
Silvanio, filiado ao PSB desde os anos 1990, é reconhecido por sua trajetória de lealdade ao PSB, pelo qual atuou por décadas na defesa das causas sociais, sobretudo junto às comunidades periféricas de Natal.
A carreira de Silvanio Medeiros teve início como presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), quando liderou uma das mais notáveis gerações do movimento estudantil potiguar. Sua atuação o levou a ocupar a Secretaria Nacional de Juventude do PSB.
No âmbito da administração pública, Silvanio foi chefe de Ação Comunitária na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal, assessor especial de Juventude no Governo do Estado do Rio Grande do Norte e como assessor parlamentar na Câmara dos Vereadores do Natal.
Silvanio Medeiros também fundou o Instituto Manamauê, através do qual implementou diversos projetos de empreendedorismo social, sua ação nas comunidades mais marginalizadas. Posteriormente, atuou na Fundação João Mangabeira (FJM), entidade ligada ao PSB.
O apoio de Carlos Siqueira sinaliza a guinada que o partido dá após a recente desfiliação do ex-deputado federal Rafael Motta, por muitos anos a principal liderança do PSB no RN.
Siqueira projeta para o estado um partido de dirigentes identificados com o PSB e leais ao comando nacional da sigla.
O dirigente do PSB que conversou com nossa redação reforçou também que o nome de Silvânio Medeiros reforçaria a chapa lulistas na capital onde ela é mais carente: entre as comunidades periféricas, nas quais a juventude sente a carência de políticas públicas efetivas.