No dia de ontem, 01, o pronto-socorro pediátrico do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), na zona sul de Mossoró, foi transferido para o Hospital da Mulher, na zona leste mossoroense.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap-RN) a mudança já estava prevista conforme o cronograma de reforma do HRTM. A transferência ocorre em meio ao impasse com a empresa Neoclínica, terceirizada responsável pela escala complementar do plantão pediátrico nos dois hospitais.
“A porta do pronto-socorro de trauma segue sendo no Hospital Tarcísio Maia. Para a população não há alteração, mas sim para os serviços de saúde coordenados, que foram avisados”, informou a Sesap em nota divulgada ontem.
Segundo informações de profissionais médicos do Hospital da Mulher, a unidade não tem condições para a realização de procedimentos pediátricos. Faltam medicamentos, profissionais especializados e exames.
Apesar do encerramento do contrato em vigência, ainda sem informação sobre renovação, a Sesap garante que a prestação de serviços da Neoclínica está assegurada. “A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que está assegurada a assistência de pediatria da região Oeste, com a transferência dos serviços, nesta sexta-feira (1°/11), para o Hospital da Mulher, a partir da abertura do serviço de cirurgia pediátrica, conforme planejamento anterior”, informa.
O Governo do Estado afirma que há uma decisão judicial que determina a renovação do contrato, contudo, a Neoclínica afirma que não recebeu a proposta de renovação por parte do Governo.