Desde sua criação em 2016, o Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, tem transformado a vida de centenas de idosos através da educação digital. Recentemente, 122 alunos concluíram cursos de smartphone básico, avançado, computador e pensamento computacional, somando cerca de 800 formados até o momento.
Os cursos, oferecidos gratuitamente a pessoas acima de 60 anos a cada seis meses, têm sido muito procurados, com uma lista de espera que já conta com 180 candidatos aguardando uma oportunidade. Para muitos dos alunos, como Suetânia Mendes, de 65 anos, e Paulo Couto, de 67 anos, o ProEIDI representa não apenas aprendizado, mas também uma nova perspectiva de independência e inclusão social.
Suetânia Mendes, confeiteira, expressou sua transformação pessoal: “Me sinto outra pessoa, porque antes eu não sabia pedir sequer um transporte por aplicativo. Isso era horrível. Mas o curso me trouxe independência. Hoje faço tudo praticamente sozinha no celular ou no computador e até divulgo meu trabalho nas redes sociais.”
Paulo Couto destacou a importância do curso para a inclusão dos idosos na sociedade digital: “Geralmente, ficamos à margem desse ambiente digital. E, em casa, sozinhos, quase sempre não conseguimos aprender a utilizar essas ferramentas.”
A coordenadora do projeto, Isabel Nunes, enfatizou o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes: “O curso de pensamento computacional é uma das primeiras disciplinas que nossos alunos têm aqui na graduação de Tecnologia da Informação da UFRN. E a gente traz essa disciplina para os idosos.” Segundo Isabel, o curso não só ensina como o computador funciona, mas também desenvolve raciocínio lógico, resolução de problemas e outras habilidades cognitivas essenciais.
Os novos cursos estão previstos para o segundo semestre, com detalhes sobre inscrições sendo divulgados nas redes sociais do projeto (@proeidi) ou no Instituto Metrópole Digital durante o mês de agosto. O ProEIDI continua a desempenhar um papel crucial na capacitação e integração digital dos idosos, preparando-os para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico.
Este projeto exemplifica como a educação pode ser um agente transformador, proporcionando oportunidades e empoderamento para todas as faixas etárias da sociedade.