O Rio Grande do Norte está com 13 vagas remanescentes disponíveis no 38º ciclo do Programa Mais Médicos, iniciativa do Ministério da Saúde que busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde em regiões vulneráveis do país. Essas oportunidades estão distribuídas em 10 municípios potiguares, excluindo a capital Natal, que ainda dispõe de quatro vagas por preencher.
O prazo para os municípios confirmarem o interesse nessas vagas se encerra nesta quarta-feira (26). A iniciativa visa não apenas suprir a carência de médicos nessas localidades, mas também oferece benefícios atrativos para os profissionais da área.
No Rio Grande do Norte, com exceção de Natal que tem quatro vagas remanescentes, todas as cidades oferecem uma vaga. Entre elas, estão Barcelona, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, Macaíba, Mossoró, Nísia Floresta e Santa Cruz. Além do território potiguar, outros estados da região Nordeste, a exemplo de Sergipe e Paraíba, também contam com vagas a serem ocupadas.
Além do Rio Grande do Norte, outros estados nordestinos como Sergipe e Paraíba também contam com vagas a serem ocupadas neste ciclo. No total, o edital do Ministério da Saúde oferece 1.042 vagas não preenchidas em todo o país, distribuídas de acordo com a necessidade identificada em cada região.
Segundo o Ministério da Saúde, os médicos participantes do Programa Mais Médicos têm acesso a oportunidades de especialização e mestrado, além de benefícios proporcionais ao valor da bolsa para atuação em áreas periféricas e remotas. Há também garantia de compensação do valor pago pelo INSS durante o período de licença-maternidade, que é de seis meses para as médicas.
O Programa Mais Médicos foi instituído pela Lei nº 12.871/2013 com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento médico de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Os eixos principais da iniciativa incluem a formação de recursos humanos na área médica e a melhoria da infraestrutura da Atenção Primária à Saúde, incluindo investimentos nas Unidades Básicas de Saúde.
Confira abaixo a distribuição das vagas remanescentes por região:
- Centro-Oeste: 62 vagas
- Nordeste: 316 vagas
- Norte: 100 vagas
- Sudeste: 364 vagas
- Sul: 200 vagas