O que era para ser uma simples postagem informando o resultado da partida entre América e Santa Cruz, que empataram neste domingo (06) na Arena das Dunas, tornou-se uma grande polêmica que gerou revolta no clube alvirrubro e na torcida americana.
Ao final do empate pela 11ª rodada da última divisão do campeonato brasileiro, o programa esportivo Universidade do Esporte, que se apresenta como UDE e é transmitido na FM Universitária, escreveu em suas redes sociais:
“Na Arena das Dunas, Amerda e Santa Cruz até tentaram, mas não conseguiram tirar o zero do placar!”
A “falha” foi percebida rapidamente e uma enxurrada de comentários tomou conta da publicação do UDE. O programa, que na verdade é um projeto de extensão formado por servidores e estudantes de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), prontamente se pronunciou sobre o assunto, afirmando que o ocorrido não passou de “erro de digitação”. Apesar disso, informou que afastou o responsável pela postagem.
” O Universidade do Esporte vem a público pedir desculpas, gentilmente, ao América FC, pelo erro de digitação cometido em uma publicação sobre o pós jogo de América e Santa Cruz, a qual foi realizada neste domingo (06). O UDE reforça que é uma instituição que funciona como laboratório para muitos estudantes, e, apesar disso, NÃO reflete questões pessoais de nenhum integrante. Destacamos que o autor da publicação já foi identificado e será devidamente responsabilizado com o afastamento das atividades.
Reiteramos as desculpas ao clube alvirrubro e garantimos que erros como esse não voltarão a acontecer.”
As desculpas não foram bem recebidas pelos americanos. Os torcedores utilizaram a própria postagem do UDE para demonstrar sua revolta com o ocorrido, como nos exemplos abaixo:
“Erro? Respeitem a história do AMERICA. Já da pra perceber o tipo de jornalismo que vem por ai.”
“Não tem corretor automático? Foi teclado direto de um computador? Ninguém revisa? O nome disso não é erro, é ATO FALHO”
“Não confundam as coisas, respeite a instituição América FC, fizeram isso de pirraça, saibam trabalhar com profissionalismo, emoção deixa pra o torcedor”
“Erro de digitação seria “Americs”, “ameroca” ou algo do tipo. Fica difícil não acreditar que foi intencional quando se usa um termo pejorativo usado pela torcida rival.”
“Conhece a palavra imparcialidade? Acho que não né? CREDIBILIDADE NENHUMA vocês tem”
Clube lamenta falta de profissionalismo e Superintendência da UFRN insiste em erro de digitação
O Potengi entrou em contato com o América Futebol Clube que evitou falar em detalhes sobre o tema, mas emitiu nota afirmando que “lamenta a falta de profissionalismo respeito ao clube no caso”.
Por outro lado, o superintendente de comunicação da UFRN, professor Sebastião Faustino, reafirmou o que diz a nota do UDE e chamou o caso de “erro de digitação”. Além disso, o gestor da comunicação institucional da universidade disse que o “ao invés de entrar o ‘R’, que é perto ali do ‘I’, que é perto do ‘E’, que é perto do ‘R’, também entrou esse erro de digitação”.
Apesar do argumento do professor de comunicação, existem três letras entre o ‘R’ e o ‘I’ no teclado tipo QWERTY, layout mais comum encontrado em teclados de computadores e modelos de celular.
A direção da FM Universitária e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte não se pronunciaram.
Deixe um comentário