O Governo do Estado, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), lançará na próxima sexta-feira (29/11) o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinado a comunidades quilombolas do estado – denominado “PAA Quilombola”.
A solenidade acontece no auditório da Governadoria, às 11h, e é uma das atividades que marcam as comemorações do Dia da Consciência Negra.
Os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos são destinados pelo Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e executados pelo governo estadual, por meio da Emater-RN. O valor global para o PAA, que inclui agricultores em geral, soma R$ 3.476.580,28. Desse total, cerca de R$ 2 milhões serão voltados para as comunidades quilombolas.
Serão cerca de 1600 famílias contempladas com alimentos produzidos pela agricultura familiar. Esses povos tradicionais serão, em sua maioria, recebedores dos kits de alimentos, mas em alguns municípios também serão fornecedores dos produtos.
A ação contemplará todas as 39 comunidades quilombolas do estado, presentes em 27 municípios. Cada família quilombola receberá, em média, onze kits de alimentos, durante seis meses. Os kits de alimentos são constituídos por macaxeira, batata doce, feijão, frutas, hortaliças, bolos e doces, beiju, massa para tapioca, farinha, entre outros.
“Os alimentos serão adquiridos de agricultores e quilombolas potiguares. As entregas ocorrerão nas comunidades quilombolas e também serão contempladas escolas com estudantes quilombolas. O projeto começa a ser executado em janeiro”, explicou Lígia Lima, coordenadora de mercados da Emater-RN.