Professores indígenas lançam livro com proposta pedagógica para as escolas das aldeias do RN

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone de crédito Foto: Reprodução

No dia 22 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Canguaretama participou do lançamento do livro “Caderno Didático Pedagógico de Educação Escolar Indígena”, uma obra construída coletivamente por professores indígenas cursistas do projeto Saberes Indígenas na Escola, oriundos das aldeias Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, localizadas no município de João Câmara/RN.

O livro reúne projetos pedagógicos, planos de aula e atividades didáticas desenvolvidas especialmente para o contexto das escolas indígenas, respeitando as especificidades culturais, linguísticas e sociais desses povos. O material é fruto do engajamento dos cursistas durante o processo de formação oferecido pelo projeto “Saberes Indígenas na Escola” (iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover a valorização e a integração dos saberes e conhecimentos indígenas no currículo escolar), realizado por meio de uma parceria entre a SECADI/MEC e o IFRN Campus Canguaretama.

Foto: Campus Canguaretama, entrega de caderno pedagógico na aldeia do Amarelão
Foto: Campus Canguaretama, entrega de caderno pedagógico na aldeia do Amarelão

A publicação representa o produto final da formação, cujo objetivo é capacitar professores indígenas para atuarem de maneira mais autônoma e comprometida com a realidade de suas comunidades, promovendo uma educação de qualidade.

Para o IFRN Campus Canguaretama, a produção deste livro tem grande relevância acadêmica, social e cultural, pois reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da educação escolar indígena e a valorização dos saberes tradicionais no território etnoeducacional potiguar.

O IFRN Canguaretama parabeniza com orgulho todos os professores indígenas envolvidos na produção da obra, reconhecendo o esforço e a dedicação.



Professores indígenas lançam livro com proposta pedagógica para as escolas das aldeias do RN

Ícone de crédito Foto: Reprodução

No dia 22 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Canguaretama participou do lançamento do livro “Caderno Didático Pedagógico de Educação Escolar Indígena”, uma obra construída coletivamente por professores indígenas cursistas do projeto Saberes Indígenas na Escola, oriundos das aldeias Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, localizadas no município de João Câmara/RN.

O livro reúne projetos pedagógicos, planos de aula e atividades didáticas desenvolvidas especialmente para o contexto das escolas indígenas, respeitando as especificidades culturais, linguísticas e sociais desses povos. O material é fruto do engajamento dos cursistas durante o processo de formação oferecido pelo projeto “Saberes Indígenas na Escola” (iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover a valorização e a integração dos saberes e conhecimentos indígenas no currículo escolar), realizado por meio de uma parceria entre a SECADI/MEC e o IFRN Campus Canguaretama.

Foto: Campus Canguaretama, entrega de caderno pedagógico na aldeia do Amarelão
Foto: Campus Canguaretama, entrega de caderno pedagógico na aldeia do Amarelão

A publicação representa o produto final da formação, cujo objetivo é capacitar professores indígenas para atuarem de maneira mais autônoma e comprometida com a realidade de suas comunidades, promovendo uma educação de qualidade.

Para o IFRN Campus Canguaretama, a produção deste livro tem grande relevância acadêmica, social e cultural, pois reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da educação escolar indígena e a valorização dos saberes tradicionais no território etnoeducacional potiguar.

O IFRN Canguaretama parabeniza com orgulho todos os professores indígenas envolvidos na produção da obra, reconhecendo o esforço e a dedicação.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *