Produção cultural potiguar ganha destaque com divulgação dos indicados ao 22º Troféu Cultura



Ícone de crédito foto: Divulgação


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Produção cultural potiguar ganha destaque com divulgação dos indicados ao 22º Troféu Cultura





Ícone de crédito foto: Divulgação


O Troféu Cultura anunciou os indicados de sua 22ª edição e reforçou o papel da premiação como vitrine da produção cultural potiguar. A cerimônia acontece no dia 25 de fevereiro, no Teatro Riachuelo, com entrada gratuita e aberta ao público. Ao todo, são 10 categorias que contemplam diferentes linguagens artísticas, do audiovisual à literatura, passando pela música, artes visuais e teatro.

Idealizado pelo jornalista Toinho Silveira, o prêmio traz neste ano o tema “Encontro de Gerações”, que orienta o roteiro da noite e simboliza o diálogo entre trajetórias consagradas e novos talentos. A curadoria foi formada por 13 especialistas, reunindo profissionais do cenário local, regional e nacional, responsáveis por mapear os destaques culturais produzidos ao longo do último ano no Rio Grande do Norte.

Nas artes visuais, figuram nomes como Angela Almeida, Isaías Medeiros, Mario Rasec, Mônica MacDowell, Ney Morais e Azol, cuja exposição “Reinos do Imaginário” teve grande repercussão na Pinacoteca. A literatura aparece como um dos segmentos mais expressivos da edição, com obras como “Flor do Mandacaru”, de Teimoso Zen, “Só sei que foi assim”, de Octavio Santiago, além de títulos de Alexis Peixoto, Diva Cunha, Bruna Dantas e Maria Bezerra Cirne.

Na música, os indicados são Dani Cruz, Iury Matias, Sourebel, Tiquinha Rodrigues, Lydias Brasileiras e Azeitona do Trombone. Já no audiovisual, concorrem produções como “Divagar”, “Maria Fogo”, “Medo de cachorro”, “Pemba”, “Pupá” e “Ressonância”, além de profissionais reconhecidos nas categorias de atuação, direção e roteiro.

O teatro marca presença com espetáculos como “Anavantú”, “Cinzas mornas”, “Quase solidão”, “Riscado: um papel do palhaço Castanho”, “Sertão” e “Um depoimento real”. Projetos culturais de impacto social e artístico também integram a lista de indicados.

Além das premiações regulares, o Troféu Cultura prestará homenagens especiais a personalidades da cultura potiguar e inaugurará tributos In Memoriam. O público ainda poderá participar da escolha do Artista do Ano, por meio de votação popular aberta até 24 de fevereiro, no site oficial e nas redes sociais da premiação.




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *