O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um episódio de vertigem nesta segunda-feira (26) e foi diagnosticado com labirintite. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, Lula foi submetido a exames de imagem e de sangue, todos com resultados dentro da normalidade.
Após a avaliação clínica, o presidente retornou ao Palácio da Alvorada, onde deverá permanecer em repouso pelo restante do dia. O atendimento foi conduzido por uma equipe médica coordenada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela infectologista Ana Helena Germoglio.
“O presidente realizou exames de imagem e de sangue […] todos dentro da normalidade. Já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia”, informou a nota oficial do hospital.
Histórico de saúde
Lula, de 78 anos, vem sendo acompanhado de perto por médicos desde outubro de 2023, quando sofreu uma queda no banheiro da residência oficial. O episódio resultou em um hematoma intracraniano que, em dezembro, voltou a causar dores de cabeça e exigiu nova avaliação médica. Na ocasião, o presidente foi transferido às pressas para São Paulo, onde passou por duas cirurgias — uma no dia 9 e outra no dia 12 de dezembro — para conter o sangramento e prevenir novas ocorrências.
Após os procedimentos, Lula recebeu alta da UTI e chegou a divulgar vídeos caminhando pelos corredores do hospital, demonstrando boa recuperação. Em janeiro deste ano, foi submetido a nova tomografia no Sírio-Libanês de Brasília, que confirmou a normalidade do quadro clínico. Um check-up completo, adiado por conta da cirurgia, foi realizado em fevereiro em São Paulo, também com resultados satisfatórios.
Apesar do novo episódio de labirintite, a equipe médica considera o quadro estável e segue monitorando a saúde do presidente, que permanece em casa, sem necessidade de internação.
Deixe um comentário