A cidade do Natal ganhou um novo ponto extra de vacinação nesta sexta-feira (23), com a inauguração de uma sala de imunização no SESI Clínica Natal, localizado na Avenida Prudente de Morais, nº 1571. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acesso livre para toda a população.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Sistema FIERN e o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN). O lançamento oficial ocorreu durante evento em alusão ao Dia de Vacinação do Trabalhador da Indústria, mobilização nacional promovida pelo Departamento Nacional do SESI em conjunto com o Ministério da Saúde.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, destacou a importância da iniciativa como parte dos esforços para ampliar o acesso à imunização na capital potiguar. “É uma satisfação enorme inaugurar mais um ponto extra para a população de Natal. Essa sala chega para ampliar a cobertura e oferecer mais uma oportunidade de regularizar a carteira vacinal da população, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando os horizontes com as parcerias público-privadas”, afirmou.
O presidente da FIERN e diretor regional do SESI-RN, Roberto Serquiz, também reforçou o caráter coletivo da vacinação. “A vacinação é uma forma de prevenção, um bem individual e coletivo. É preciso essa consciência para que o risco das doenças possa ser minimizado”, disse.
Inicialmente, a sala está ofertando imunizantes contra Hepatite B, Difteria e Tétano (DT), Febre Amarela e Tríplice Viral, voltados especialmente aos trabalhadores da indústria, mas com previsão de ampliação. “A intenção é oferecer, futuramente, outros imunizantes também”, informou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da SMS.
O evento de inauguração contou ainda com a presença do superintendente estadual do Ministério da Saúde (SEMS-RN), Jalmir Simões, e da secretária adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Leidiane Queiroz. O novo ponto é mais uma estratégia para reforçar a importância da vacinação e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde preventiva.
Deixe um comentário