O Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Barcelona está há dois anos sem funcionamento. Desde 2021 que o site não fornece informações, ao fazer buscas nas abas a imagem mais comum é a que ilustra a matéria. Durante quase todo o mandato do prefeito Fabiano Lopes (PL), o Fabiano de Vavá, o portal se encontra com falhas.
Em duas oportunidades, em 2021 e 2023, o vereador Wanderson Batista (PSDB), o Cacau, apresentou requerimentos para obter informações sobre a relação nominal dos servidores públicos no Portal da Transparência. A Prefeitura somente respondeu o requerimento do ano passado, em que em ofício enviado à Câmara Municipal informava que a lista de servidores estava disponível na plataforma, o que uma simples busca denota que não.
O Portal da Transparência é uma plataforma de livre acesso para que o cidadão possa tomar conhecimento sobre como está sendo utilizado o dinheiro público, a fim de publicizar informações sobre a gestão pública, servindo como um mecanismo de controle social. As escassas informações que aparecem no portal da Prefeitura de Barcelona datam de 2021, início da gestão Fabiano e quando a plataforma parou de publicizar a transparência municipal.
Folha de pagamento, processos, convênios e operações de crédito, serviço de informação ao cidadão, contratos, bilhetes de passagens, dentre outros, ficam indisponíveis aos barcelonenses, lançando a administração num abismo, sem que se possa tomar conhecimento de como os impostos dos cidadãos estão sendo empregados na máquina pública.