Policiais civis do Rio Grande do Norte recuperaram, entre agosto de 2024 e março de 2025, um total de 954 aparelhos celulares oriundos de crimes de roubo, furto e extravio.
As ações foram realizadas por meio da atuação integrada da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).
Durante o período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2024, foram devolvidos 532 celulares aos seus proprietários.
A 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim se destacou com a devolução de 270 aparelhos, no âmbito da “Operação Retorno”.
Já entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, outros 422 celulares foram recuperados. Desse total, 120 aparelhos foram devolvidos por meio do “Programa Celular Seguro”, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da qual a Polícia Civil do RN é parceira, visando intensificar o combate aos crimes de roubo e furto de celulares.
Além da atuação da 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim e do DIP, destacaram-se ainda a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Caicó (DEFUR Caicó), DEFUR Mossoró, 2ª e 4ª Delegacias de Polícia de Natal, bem como as delegacias de Extremoz, Guamaré, Passa e Fica e diversas unidades do interior do estado.
As ações de recuperação de celulares ultrapassaram as divisas do RN, com aparelhos localizados também nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, São Paulo e Amapá.
A Polícia Civil reforça a importância de adquirir celulares de forma legal e sempre exigir nota fiscal.
Em caso de roubo ou furto, é essencial registrar boletim de ocorrência e informar o número do IMEI (identificador único de 15 dígitos), que pode ser consultado pelo comando *#06# no próprio aparelho, na nota fiscal ou na embalagem do produto.