A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal cumpriram, nesta terça (21), numa operação conjunta, mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em quatro estados brasileiros, dentre os quais o Rio Grande do Norte.
No Rio Grande do Norte foi cumprido um mandado de prisão em Mossoró, na região oeste, e a PM prestou apoio à operação. Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também tiveram cumprimento de mandados. Além das prisões e buscas, a Justiça determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos; e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.
Operação combate o tráfico transnacional de maconha
A Operação Cartage, como foi batizada, visa a combater o tráfico internacional de drogas, cumpriu 28 mandados de busca e apreensão e 29 de prisão. A investigação se iniciou em 2021, a partir da apreensão de 24 toneladas de maconha. Desde então, oito pessoas foram presas e outras 100 toneladas de maconha foram apreendidas. A operação apurou que a droga entrava no território brasileiro pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, sendo então levada a Santa Catarina, na Grande Florianópolis, onde era armazenada.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, tráfico de armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 30 anos de reclusão.
Com informações da Tribuna do Norte
[…] PF e PRF fazem operação na região oeste do estado para combater o tráfico […]