A psicologia do trabalho é uma área focada no bem-estar no ambiente profissional, buscando as melhores condições para os funcionários. Com isso em mente, uma pesquisa do Departamento de Psicologia, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Depsi/CCHLA), investiga a relação entre trabalho e sintomas depressivos em professores e servidores da UFRN.
O estudo é destinado a docentes e técnicos-administrativos da universidade. Dividido em quatro partes, o questionário investiga a relação do indivíduo com o trabalho e a presença ou ausência de sintomas depressivos.
Ao final do formulário, há um convite para participação em grupos focais e entrevistas individuais voltadas ao tema. Pedro Bendassoli, professor do Depsi e responsável pela pesquisa, explica que os grupos têm como foco ouvir as experiências dos participantes, enquanto as entrevistas aprofundarão o tema.
“A depressão não é apenas uma doença individual, mas sim uma situação em parte provocada por ambientes de trabalho tóxicos e por atividades muitas vezes sem sentido”, explica Pedro.
Deixe um comentário