Nos últimos meses, o Brasil vem tendo um aumento significativo nos registros de casos de sífilis. Visando minimizar e conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, anunciou uma ampliação na oferta de testagem e tratamento da Sífilis em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A campanha iniciou na segunda-feira (25) e, conforme a pasta, o intuito é promover uma ampla ação de convocação, conscientização, testagem e tratamento dessa doença, transmitida por meio de relação sexual desprotegida.
A sífilis contém três estágios, podendo levar à morte. Alguns dos sintomas são: feridas indolores na área genital, na boca ou no ânus; lesões na pele, como manchas avermelhadas ou bolhas, e febre baixa acompanhada de dor de cabeça e cansaço. Durante a gravidez, a sífilis pode causar problemas sérios, como aborto, parto prematuro, morte do bebê antes ou depois do nascimento e outros problemas de saúde.
A identificação da infecção bacteriana se dá através do exame de sangue, já o tratamento acontece por meio de três doses de benzetacil.