O Papa Francisco demonstrou seu apoio às vítimas das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, destinando 100 mil euros (aproximadamente R$ 550 mil) para auxílio humanitário. A informação foi oficialmente divulgada nesta quinta-feira (9) pelo jornal do Vaticano e confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler.
“Fomos informados através da Nunciatura Apostólica que o Santo Padre destinou um valor substancial, através da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados. Este valor, em torno de 100 mil euros, será repassado para a Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível“, afirmou Dom Jaime Spengler.
O gesto do Papa Francisco vem em resposta às graves consequências das chuvas que já causaram 107 mortes e afetam 428 municípios do estado. Em uma manifestação anterior de solidariedade, o pontífice expressou suas condolências às vítimas, declarando: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações: que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”.
Atualmente, os números divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam para um cenário desafiador:
- 67.563 pessoas estão em abrigos,
- 165.112 mil estão desalojados,
- 1,4 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas,
- 428 municípios impactados,
- 107 óbitos confirmados,
- 136 desaparecidos,
- 374 feridos.
Diante dessa situação, uma força-tarefa está em operação, coordenada pelo governo federal, envolvendo 17 ministérios e mais de 15 mil profissionais. Essa mobilização abrange integrantes das Forças Armadas, das Forças de Segurança, servidores da área de saúde, defesa civil, assistência social, transporte, comunicações, energia elétrica e fornecimento de água. O esforço conjunto com o Governo do Rio Grande do Sul e as prefeituras municipais busca mitigar os impactos das chuvas e prestar assistência às comunidades afetadas.
Desde o início dos trabalhos, mais de 60 mil pessoas e mais de cinco mil animais domésticos foram resgatados. A solidariedade nacional também se manifesta através do envio de mais de 800 toneladas de donativos, incluindo itens de primeira necessidade, colchões, água potável, purificadores de água, roupas e ração para animais domésticos, enviados pela sociedade civil via Correios.