As obras para a engorda da praia de Ponta Negra, uma intervenção essencial para conter a erosão do Morro do Careca, devem começar dentro de dez dias, conforme anunciado pelo titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita. O cronograma para a execução dos serviços será definido em uma reunião entre a Secretaria de Infraestrutura da capital (Seinfra) e representantes da DTA Engenharia, programada para esta quinta-feira, 15 de agosto. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa na sede da Semurb, nesta quarta-feira (14).
A decisão sobre o início das obras segue a reemissão da Licença de Instalação e Operação (LIO) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) na terça-feira, 13 de agosto. O documento foi atualizado para remover 19 condicionantes que impediam o início da obra, permitindo que as exigências fossem atendidas simultaneamente à execução dos serviços.
De acordo com Thiago Mesquita, a draga responsável pelo aterro hidráulico deverá chegar a Natal dentro de cinco dias após a reunião da Seinfra com a DTA Engenharia. Após a chegada da draga, serão necessários mais cinco dias para a montagem do canteiro de obras. O início das atividades está previsto para ocorrer no trecho em frente ao Hotel Serhs, seguindo em direção ao Morro do Careca, abrangendo uma extensão de 4 km. “Vamos considerar aproximadamente 10 dias para o início da obra, um prazo otimista que pode variar um pouco, contando a partir da reunião com a DTA Engenharia”, ressalta Mesquita.
A jazida de onde será retirado cerca de um milhão de metros cúbicos de areia está localizada a aproximadamente 8 km da orla de Ponta Negra e a 500 metros do farol de Mãe Luiza. A draga, equipada com uma tubulação, será usada para transportar o material da jazida até a praia de Ponta Negra. “A draga funciona como um navio e será acoplada a uma tubulação que estará na praia, permitindo que o material seja conduzido e despejado na área da engorda”, explica Thiago Mesquita.
A obra está prevista para durar 90 dias e será realizada sem causar grandes transtornos ao uso da orla de Ponta Negra pela população. A interdição ocorrerá em trechos específicos, que variarão de 200 a 300 metros, e durará entre 5 e 7 dias para cada trecho. O restante da praia permanecerá acessível ao público durante todo o período das obras. “Vamos realizar a engorda em segmentos, para garantir que a maior parte da praia continue disponível para uso comum”, complementa o titular da Semurb.