Onze anos após o início da construção e mais de R$ 140 milhões investidos, a obra do túnel de macrodrenagem da Avenida Jerônimo Câmara, em Natal, ainda está longe de ser concluída. Iniciada em 2013 como uma das principais promessas de infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo de 2014, a estrutura agora tem um novo prazo de entrega: janeiro de 2026, segundo anúncio da Prefeitura do Natal.
Com cerca de 5 quilômetros de extensão, o túnel tem o objetivo de integrar o sistema de drenagem das zonas Sul e Oeste da capital potiguar e promete eliminar mais de 30 pontos de alagamento na cidade. No entanto, o que era para ser uma solução virou sinônimo de frustração e transtorno para moradores, comerciantes e motoristas da região.
Ao longo da última década, a execução do túnel foi marcada por sucessivos entraves, como problemas técnicos, contratuais e orçamentários, além de paralisações que atrasaram o cronograma original. No ano passado, a gestão municipal chegou a prometer a conclusão da obra até dezembro de 2024, promessa que não foi cumprida.
De acordo com a Prefeitura, uma readequação do projeto foi necessária, incluindo a construção de um novo trecho do túnel por baixo do lençol freático, etapa que não estava prevista inicialmente. Essa mudança exigiu um investimento adicional de R$ 10 milhões, que foram viabilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
“Os recursos já estão garantidos, contratualmente ela também já está toda resolvida, então não teremos impedimentos para continuidade e conclusão dela”, afirmou a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti.
Deixe um comentário