Embora José Vanildo, Presidente da FNF, tenha visto motivos para comemorar, o ano de 2024 deve ser esquecido pelo torcedor potiguar. Após o péssimo nível técnico do campeonato potiguar, que refletiu na pouca presença de público nos estádios do RN, os clubes do RN fracassaram nas competições regionais e nacionais.
Na Copa do Nordeste, ABC e América fizeram campanhas bisonhas. Os representantes do RN foram eliminados na primeira fase. O Mecão foi o sétimo colocado do Grupo A, com 11 pontos. Enquanto isso, no Grupo B, o Alvinegro somou apenas 7 pontos. Como as equipes do grupo B tiveram um péssimo desempenho na competição, o ABC ficou na quinta posição do seu grupo.
Na Copa do Brasil, o melhor representante do estado na competição, o América foi eliminado na terceira fase da competição, pelo Corinthians. O ABC foi eliminado nos pênaltis pelo Brusque, na segunda fase.
O Potiguar foi o lanterna do Grupo A3 da Série D, com apenas 7 pontos. Após bom início de competição, o Santa Cruz não teve fôlego para avançar à segunda fase da competição. O Tricolor terminou a primeira fase na sexta posição.
Após terminar na terceira posição do Grupo A3 da Série D, o América foi eliminado na segunda fase da competição, nos pênaltis pelo Retrô-PE.
Divergências políticas, problemas financeiros, troca constante de treinadores e elenco de qualidade duvidosos são algumas das razões que explicam o fracasso dentro de campo dos clubes do RN.
O América não sofreu com a troca de técnico, haja vista que Marquinhos Santos iniciou o seu trabalho em novembro de 2023 e ficou até a eliminação na Série D. Sem entrar em detalhes, o técnico se queixou de turbulências e da falta de equipamentos.
Os equipamentos que o técnico do América se referiu seriam da fisiologia, os quais pertenciam ao fisiologista que deixou o clube. Existiu uma turbulência na relação entre a SAF e a Associação
Por falta de recursos financeiros, o ABC se viu obrigado a montar um elenco de qualidade duvidosa. Ao longo da temporada o Alvinegro teve três treinadores.
O torcedor do ABC teve noites de insônia com medo do rebaixamento de sua equipe à Série D. O ABC escapou do rebaixamento na última rodada ao vencer a Aparecidense por 3 a 1.
O torcedor do RN espera que os dirigentes dos clubes tenham a capacidade de realizar um planejamento bem feito, que percebam a grandeza dos nossos clubes e consigam montar elencos que sejam capazes de honrar as nossas tradições e que os erros infantis não se repitam.