Natal é, até este sábado (12), a capital brasileira do karatê-do tradicional. O Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recebendo dois dos principais eventos da modalidade no país, o X Campeonato Brasileiro de Karatê-do Tradicional e o International Open Traditional Karatê-do Championship. A abertura oficial aconteceu na noite de quinta-feira (10), com a presença de autoridades, atletas, professores e familiares.
Promovido pela Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional (CBKT), com apoio da World Traditional Karatê-do Federation e da Federação de Karatê-do Tradicional do RN, o evento marca a terceira vez que Natal sedia o campeonato, consolidando-se como uma referência na organização e promoção do karatê tradicional no país.
No total, 498 atletas de 13 estados brasileiros participam das disputas nas categorias Kata, Kumite e Fukugo, tanto nas provas individuais quanto por equipes. Estão representados no torneio os estados do Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.
Além do cenário nacional, o campeonato internacional fortalece os laços da modalidade mundo afora, reunindo atletas do Brasil, Polônia e Estados Unidos. Os participantes têm entre 5 e 65 anos, variando de iniciantes com faixa branca a experientes faixas pretas, em um evento totalmente inclusivo e intergeracional.
O Rio Grande do Norte lidera em número de inscritos, com 250 atletas no campeonato brasileiro e outros 160 no Open internacional. As competições acontecem das 8h até o fim do dia, com entrada gratuita e aberta ao público.
“Nosso agradecimento aos atletas, professores, colaboradores e familiares que estão envolvidos nos torneios pela dedicação, valores e amor pelo karatê. Preparamos com muito carinho esse evento esportivo totalmente inclusivo, onde reunimos atletas de alto nível da modalidade”, destacou Alexsandro Jobson, karateca potiguar e presidente da CBKT.
Mais que um esporte, uma filosofia de vida
Com raízes na filosofia oriental, o karatê-do tradicional é mais do que uma arte marcial, é um caminho de formação física, ética e espiritual. A prática estimula a disciplina, o autocontrole, o respeito e a superação, sendo reconhecida mundialmente como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano. Crianças, jovens, adultos e idosos se dedicam à modalidade em diversos países, promovendo uma cultura de paz, esforço e equilíbrio.
Deixe um comentário