Entre aparelhos como maças, fitas, cordas, bolas, arcos, mãos livres e muita determinação, a oitava edição da Copa Aginat reúne 332 atletas de várias partes do Brasil. São 26 clubes das regiões Nordeste e Sudeste, incluindo São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Ceará, entre outros estados brasileiros, que se encontram entre os dias 30 de maio e 02 de junho no Palácio dos Esportes.
A Copa é promovida pela Associação de Ginástica de Natal (AGINAT), uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014 em Natal-RN. “Este é o ano em que teremos mais atletas inscritos. Uma responsabilidade e tanto. Conseguimos reunir diferentes categorias e atletas de várias partes do país num só lugar. Para nós, é uma honra ser anfitriã desse evento tão importante para o esporte”, refletiu a diretora técnica da AGINAT, Gilmara Lira.
A competição é dividida em categorias como mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, além da categoria elite, que é a competição de atletas que atuam na seleção brasileira. Recentemente, a atleta Gabriela Cunha foi selecionada para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano na Guatemala, que acontecerá em junho.
“A cada ano, o desafio de promover a Copa Aginat aumenta. Este ano, temos um número recorde de atletas. Foi uma grande surpresa para nós, o que significa que a Ginástica Rítmica tem crescido em todas as regiões do nosso país e Natal é hoje uma das referências”, ressaltou Júlia Menezes, uma das idealizadoras da VIII Copa Aginat.
Sobre a AGINAT
A AGINAT (Associação de Ginástica de Natal) é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014. Surgiu do desejo de cinco treinadoras de popularizar a Ginástica Rítmica e proporcionar a prática da modalidade, independentemente de classe social, dando a oportunidade de inclusão de atletas da rede pública de ensino, com o intuito de incentivar a prática esportiva e transformar a vida dessas crianças através do esporte.
A associação desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 80 crianças entre 6 e 17 anos, em dois polos (Mãe Luiza e Caic). Possíveis talentos são captados para serem levados ao centro de treinamento de rendimento, onde podem competir e ganhar destaque no cenário nacional e internacional.
Nos últimos anos, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional com títulos de campeão regional, brasileiro, sul-americano, pan-americano, entre outros. Além disso, uma das atletas da associação participou do I Mundial de Ginástica Rítmica representando o Brasil em 2019.