Nesta segunda-feira (10), teve início a Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 em Natal, um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), visando imunizar cães e gatos contra a raiva. A campanha se estenderá até 31 de agosto, com diversas estratégias de imunização disponíveis para os tutores de animais de estimação.
Com o objetivo de atingir uma parcela significativa da população animal, a campanha é direcionada a cães e gatos saudáveis, com idade a partir de três meses, que não tenham realizado tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias, e para aqueles que não receberam a vacina antirrábica em 2024. Estima-se que 103.887 animais possam ser imunizados durante o período da campanha, sendo a meta imunizar cerca de 80% desse público-alvo.
“É de extrema importância manter os animais protegidos contra a raiva para evitar casos graves que podem levar à morte e até mesmo à transmissão para humanos. Convidamos os tutores a procurarem um dos pontos de vacinação para garantir a saúde de seus animais de estimação”, ressaltou Chilon Batista, secretário de Saúde de Natal.
A preocupação com a doença é justificada pelos dados alarmantes: até maio de 2024, seis casos de morcegos positivos para o vírus da raiva foram notificados no município. Esta situação serve como alerta, visto que os morcegos estão cada vez mais próximos das áreas habitadas, aumentando o risco de transmissão para os animais de estimação e, consequentemente, para os humanos.
A vacinação será realizada por meio de duas estratégias principais: pontos fixos de vacinação, distribuídos nos cinco Distritos Sanitários da cidade, e vacinação porta a porta, conduzida pela equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE). A iniciativa de imunizar os animais diretamente em suas residências tem como objetivo alcançar áreas com maior concentração de animais, priorizando a eficácia da campanha.
“Estamos iniciando a vacinação porta a porta em bairros com maior densidade populacional de animais. A intenção é expandir essa estratégia para outros locais da cidade durante o decorrer da campanha”, explicou Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses da SMS Natal.
A raiva é uma zoonose grave, transmitida dos animais para os humanos e vice-versa, principalmente através de mordidas, arranhões ou lambeduras de animais infectados. Por isso, é fundamental a conscientização da população sobre a importância da vacinação de seus animais de estimação.
Os pontos fixos de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nos seguintes locais:
Norte I
- UBS Pajuçara, Rua Barão dos Cocais, s/n, Pajuçara.
Norte II
- UBS Panatis, Rua Milton Servilha Brito, 994, Conjunto Panatis, Potengi.
Sul
- UBS Satélite, Rua das Carnaúbas, 7789, Pitimbu.
Leste
- UBS São João, Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol.
Oeste
- Policlínica Oeste, Av. Pernambuco, 251, Cidade da Esperança.
Já a vacinação porta a porta ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, nos seguintes bairros:
Norte I
- Pajuçara.
Norte II
- Nossa Senhora da Apresentação.
Sul
- Planalto.
Leste
- Alecrim.
Oeste
- Felipe Camarão.