Uma mulher de 34 anos morreu após passar mal durante um atendimento odontológico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Macaíba, na Grande Natal, na tarde da última segunda-feira (26). A vítima foi identificada como Conceição dos Santos da Silva e havia procurado a unidade do bairro Campestre para realizar a extração da raiz de um dente.
De acordo com relato do companheiro da vítima, George Silva da Cruz, o atendimento parecia transcorrer normalmente até Conceição começar a passar mal logo após o procedimento. “Quando me liberaram para ver ela, ela estava vomitando e dizendo que tinha muitas dores de cabeça. Eles deram dois remédios: dipirona e plasil. Depois de injetar o plasil, ela teve uma convulsão”, contou George.
O quadro de saúde da paciente se agravou rapidamente. Ainda segundo George, não havia ambulância disponível na UBS, o que atrasou o atendimento de urgência. Com a demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ela foi levada em um carro da Prefeitura para a UPA do bairro Nova Esperança, em Parnamirim, onde foi entubada, mas não resistiu e morreu.
“Lá não tinha uma ambulância para socorrer. Meu coração me diz que, se houvesse uma ambulância no local, ela estaria viva”, lamentou o companheiro da vítima.
Em nota oficial, a Prefeitura de Macaíba confirmou que Conceição era paciente acompanhada regularmente pela equipe da UBS Campestre e que não apresentava comorbidades. O município afirma que a paciente foi atendida prontamente pela médica da unidade e que os primeiros socorros foram prestados ainda no local.
Segundo o comunicado, diante da urgência e da demora do Samu, foi decidido encaminhar a paciente à UPA de Parnamirim, o ponto de atendimento mais próximo, em veículo administrativo da Prefeitura, com acompanhamento de equipe médica e técnica de enfermagem.
“Tanto a equipe da Saúde de Macaíba quanto a equipe da UPA de Parnamirim prestaram todo o atendimento de forma ágil e cabível para o caso, porém infelizmente a paciente veio a falecer”, diz a nota.
A causa da morte ainda não foi esclarecida. O caso será investigado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que deverá emitir um laudo com as circunstâncias e causas do falecimento.
Veja a nota da prefeitura:na íntegra:
“Na manhã de segunda-feira, 26 de maio, uma paciente de 34 anos, sem comorbidades e regularmente acompanhada pela equipe da UBS Campestre, inclusive para tratamento odontológico com diversos atendimentos em seu histórico e sem qualquer intercorrência anterior, passou mal durante atendimento para tratamento dentário. Imediatamente foi atendida pela médica local com a realização dos primeiros socorros.
Em razão de tratar-se de uma urgência, a equipe acionou o SAMU. Porém, diante da demora do serviço, a paciente foi levada para a UPA de Parnamirim, o pronto atendimento mais próximo do local, no veículo administrativo da Prefeitura, sempre acompanhada pela médica e técnica de enfermagem. Tanto a equipe da Saúde de Macaíba quanto a equipe da UPA de Parnamirim prestaram todo o atendimento de forma ágil e cabível para o caso, porém infelizmente a paciente veio a falecer.
Importante destacar que a equipe técnica da Saúde de Macaíba permaneceu na UPA acompanhando toda a situação. A causa da morte ainda não é conhecida e deverá ser esclarecida mediante laudo a ser emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO)”.
*Com informações da TV Tropical
Deixe um comentário