O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) desenvolveu ao longo dos últimos anos um projeto voltado à redução dos custos operacionais com energia elétrica, o MPRN Solar. A iniciativa busca a melhoria da eficiência energética através da instalação de geradores de energia solar nas unidades ministeriais. Em cinco anos, foram instaladas 42 usinas que abastecem toda a instituição, gerando uma economia acumulada de R$ 3 milhões e mais de 5 milhões de KWH de energia.
A energia solar surgiu como uma solução viável, devido ao seu menor custo, natureza ecologicamente correta, fonte renovável e longa durabilidade dos equipamentos, que pode ultrapassar 25 anos.
O projeto busca atingir resultados como a redução de custos com energia elétrica, a promoção da sustentabilidade ambiental através do uso de energia renovável, e o fomento à geração de energia solar. A energia gerada já abastece as Promotorias de Justiça onde os sistemas foram instalados, além de possibilitar a exportação do excedente para outras sedes.