Os motoristas de ônibus de Natal estão envolvidos em uma nova rodada de negociações com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN) nesta segunda-feira, às 11h, para discutir suas reivindicações. Segundo Gilvan Santos, diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), a greve planejada para hoje foi adiada devido à solicitação de uma nova reunião pelos empresários de ônibus.
Nesta manhã, os ônibus continuam operando normalmente. Contudo, Gilvan Santos alerta que o edital de greve já foi lançado, e a paralisação pode ser iniciada a qualquer momento.
A reunião de hoje, que será realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), busca alcançar um acordo entre o Sintro-RN e o Seturn. “Hoje vai ter uma negociação para chegar a um acordo com os empresários”, afirma Gilvan Santos. A reunião será restrita apenas aos sindicatos.
No edital publicado nas redes sociais do sindicato, o Sintro informa que, conforme a Lei da Greve, será garantida uma frota de emergência de 30%. Os trabalhadores rodoviários reivindicam um aumento salarial acima da inflação de no mínimo 5%, um vale alimentação de R$ 600, um plano de saúde pago integralmente pelas empresas e a renovação da carteira de habilitação dos motoristas custeada pelas empresas, além da manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva vigente.