A Associação dos Artesãos e Artesãs da Praia de Santa Rita (Motivart Potiguar), foi contemplada na Lei Paulo Gustavo do Rio Grande do Norte, no edital de seleção de projetos de audiovisual 01/2023, para desenvolver um projeto de cinema itinerante pelo litoral norte, nas Praias de Santa Rita, Redinha Nova, Genipabu e Jacumã, além da comunidade da África, na Redinha Velha.
O projeto “Nós, do Lado de cá da Ponte – Cinema em Itinerância pelo Litoral Norte”, contará com 9 sessões de filmes nacionais. As exibições ocorrerão em 3 cidades, cada uma com 3 sessões, entre outubro e dezembro próximos.
As sessões serão no Terminal de Ônibus da Praia de Santa Rita, que reunirá as comunidades de Redinha Nova, Genipabu e Santa Rita, em Extremoz; em Jacumã, no município de Ceará-Mirim; e na comunidade da África, na Redinha Velha, em Natal.
Será lançado durante as exibições em Santa Rita o documentário “Histórias e Origens. Três Relatos de uma Praia Potiguar”, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, oriundos de um edital da cidade de Extremoz.
As protagonistas do documentário são 3 senhoras septuagenárias da Motivart Potiguar, moradoras da comunidade de Santa Rita, que detém a memória afetiva da ocupação e do desenvolvimento da praia, que relatam suas vivências no território por meio de contos e lendas locais.
A sede da Motivart é uma lojinha localizada no Terminal de Ônibus da Praia de Santa Rita, onde as artesãs associadas expõem suas produções. A Motivart ainda mantém uma feirinha semanal aos domingos no Terminal.
Siga as redes sociais da Associação para acompanhar as atividades desenvolvidas pelos artesãos associados: https://www.instagram.com/motivartpotiguar/.
Muito importante um veículo de notícias divulgar as atividades de uma Associação da Comunidade! Parabéns à redação