Morre Robert Redford, ícone de Hollywood, aos 89 anos





Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Morre Robert Redford, ícone de Hollywood, aos 89 anos







Robert Redford, lendário ator, diretor e ativista norte-americano, faleceu aos 89 anos em sua residência em Utah, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada através de comunicado oficial enviado ao New York Times por sua assessoria.

Com uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas, Redford deixou um legado marcante tanto diante quanto atrás das câmeras. Como ator, destacou-se em papéis icônicos como Butch Cassidy em “Butch Cassidy” (1969), ao lado de Paul Newman em “Golpe de Mestre” (1973) – que lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor Ator -, e no clássico jornalístico “Todos os Homens do Presidente” (1976).

Como diretor, Redford conquistou reconhecimento crítico imediato com seu primeiro trabalho significativo, “Gente Como a Gente” (1980), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme. Seu filme “Quiz Show” (1994) repetiu o feito, conquistando as mesmas duas categorias no prêmio máximo do cinema.

Além de sua contribuição artística, Redford era conhecido por seu forte comprometimento com causas ambientais e pelo apoio ao cinema independente, tendo fundado o Sundance Institute e o Festival de Cinema de Sundance, que se tornaram plataformas fundamentais para cineastas independentes.

O ator também dirigiu a brasileira Sônia Braga em “Rebelião em Milagro” (1988) e manteve relevância até recentemente no cinema popular, com participações no Universo Cinematográfico Marvel em “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014) e “Vingadores: Ultimato” (2019). A causa da morte não foi divulgada.




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *