O Rio Grande do Norte vai ter, em 2024, uma nova instituição de ensino superior. É a FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais. O anúncio foi feito pelo diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, num comunicado ao Conselho Regional da instituição. O lançamento oficial será no dia 15 de janeiro, em um evento onde serão detalhados o processo seletivo para contratação de professores/as, o valor da mensalidade, as formas de ingresso, quantidade de alunos e a data de início das aulas.
O foco da Faculdade, que funcionará em Natal, será na formação de profissionais voltados às necessidades práticas da indústria de energias renováveis. Mello afirma que a concepção da Faculdade veio principalmente da necessidade da própria economia local: “Por provocação de várias empresas, a gente começou a escutar que ‘está na hora’ do SENAI do Rio Grande do Norte entrar na formação de pessoas de nível superior”, disse.
É bom destacar que, apesar do foco na formação de profissionais para o campo das energias renováveis, haverá também direcionamento para variadas outras áreas industriais. “Serão engenheiros com toda a carga horária que esse profissional tem, mas com o perfil não de um grande pesquisador de assunto A ou B, de um acadêmico, mas de um grande engenheiro de indústria. Um profissional que esteja o mais próximo possível de atender a necessidade que a indústria tem nas diversas áreas de engenharia”, falou o diretor.
Além da FAETI, também serão lançados cursos de pós-graduação em áreas de grande demanda industrial para o Estado, como gestão de negócios, também no campo das energias renováveis. Os detalhes ainda serão apresentados, numa próxima ocasião.