Presidente será acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva; detalhes da comitiva oficial devem ser anunciados nesta terça (22)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representará o Brasil no funeral do Papa Francisco, em cerimônia a ser realizada em Roma. A presença do chefe do Executivo brasileiro foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21), assim como a participação da primeira-dama, Janja da Silva, na viagem.
A data exata do embarque ainda depende da definição oficial do Vaticano sobre o cronograma do velório e das exéquias do pontífice, falecido aos 88 anos após sofrer um AVC e falência cardíaca. O governo federal declarou luto oficial de sete dias.
A composição completa da comitiva presidencial será revelada nesta terça-feira (22), segundo informou o Planalto.
Em pronunciamento divulgado à noite, Lula lamentou a morte do líder religioso e ressaltou sua trajetória voltada aos mais vulneráveis.
“Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, afirmou o presidente, em vídeo publicado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
Lula também destacou o papel de Francisco como defensor da paz, do meio ambiente e da justiça social.
“Fez seguidos alertas sobre a crise climática e a ameaça de destruição do nosso planeta, obra-prima da criação divina. Condenou todas as guerras que têm como vítimas preferenciais a população civil, sobretudo mulheres e crianças”, completou.
Francisco, o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, era conhecido por sua postura progressista e pela defesa de causas sociais. Sua morte marca o fim de um papado iniciado em 2013 e reverbera fortemente entre fiéis de todo o mundo.
*Com informações da CNN