• Prefeito de Parnamirim assina ordem de serviço para obras de drenagem

    Dentre as inúmeras obras que vem sendo feita na cidade de Parnamirim, na manhã de terça-feira (19), o prefeito Rosano Taveira adicionou mais um feito para a população, após assinar uma ordem de serviço para obras de drenagem da Rua Suboficial Marcelino Agostinho da Costa, em Nova Esperança. A rua que está localizada na lateral do IFRN e o serviço será realizado em toda sua extensão (desde a esquina com a Rua Antônia Lima de Paiva até o Riacho Água Vermelha)

    Na ocasião fazia-se presente, na sala de reuniões do Centro Administrativo, o chefe do Gabinete Civil, Homero Grec; o secretário de Obras; Josuá Neto; a representante responsável pela obra, Maria Jailene Carvalho, da Construtora Arko; secretários municipais, vereadores entre outros assessores e técnicos. 

    Segundo o secretário Josuá, a obra foi avaliada em mais de R$ 1,5 milhão e está prevista para começar em até 15 dias. 

    A obra é uma das mais esperadas pela população, diante da situação que se encontra a área. Taveira ressaltou a importância dessa obra e da alegria em ver que um sério problema será definitivamente resolvido.

    Conforme o Chefe de Gabinete Homero, nesta semana também serão assinadas outras ordens de serviço para as obras de duplicação da RN-313; de três praças e de manutenção viária.

    Para conferir outras obras realizadas em Parnamirim, clique aqui


  • Alerta de chuvas intensas para região Oeste potiguar, confira as cidades

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (20), um alerta amarelo para chuvas intensas na região Oeste potiguar. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). O alerta é válido até às 10h, da próxima quinta-feira (21), e atinge 26 municípios.   

    O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

    Confira as cidades sob alerta:

    Alexandria
    Antônio Martins
    Apodi
    Coronel João Pessoa
    Doutor Severiano
    Encanto
    Francisco Dantas
    José da Penha
    Luís Gomes
    Major Sales
    Marcelino Vieira
    Paraná
    Pau dos Ferros
    Pilões
    Portalegre
    Rafael Fernandes
    Riacho da Cruz
    Riacho de Santana
    Rodolfo Fernandes
    São Francisco do Oeste
    São Miguel
    Serrinha dos Pintos
    Severiano Melo
    Taboleiro Grande
    Tenente Ananias
    Venha-Ver


  • Cracolândia de Natal sofre pequena evasão após visita de agentes

    Nos últimos três dias, o trecho da Avenida Jaguarari, agora conhecido como Cracolândia de Natal, recebeu a visita de agentes de segurança pública e de outras áreas do serviço público estadual e municipal. O local vinha funcionando como epicentro para o consumo de drogas por pessoas em situação de vulnerabilidade social. As queixas sobre as movimentações na avenida eram constantes, vindas principalmente dos comerciantes da região.

    Na última terça-feira (19), houve uma reunião de setores do poder público e da iniciativa privada para discutir e definir metas para ações de atendimento para as pessoas em situação de rua e de risco. Logo após, o coronel Francisco Araújo, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e o delegado Osmir Monte, secretário adjunto, foram até a Cracolândia de Natal.

    O coronel Araújo reforçou que esta situação não se trata apenas de segurança pública, mas é também um problema social, e que conta com a parceria de órgãos que possam garantir assistência social, alimentação e atendimento médico para as pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco.

    Segundo o secretário, as pastas da Saúde e da Assistência Social de Natal estão fazendo um mapeamento do local. Ainda conforme o coronel, entre as iniciativas para retomar o lugar, deixando-o seguro, estão o policiamento ostensivo e investigações a partir da atuação da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal.

    Até o momento, a área ainda é habitada, mas, segundo comerciantes da região, houve uma diminuição significativa na quantidade de pessoas que frequentam o local. As pessoas ainda passam por lá, mas não permanecem como antes.

    Para ler mais sobre a Cracolândia de natal, clique aqui.


  • Governo Federal cria Programa para a Prevenção de Feminicídio e investe R$ 2,5 bilhões

    Na última terça-feira (19), o Governo Federal lançou o Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios no Brasil e o programa Asas para o Futuro, com o intuito de capacitar mulheres de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade. Para o programa, o Governo investirá um total de R$ 2,5 bilhões. Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, acredita que os projetos são necessários para diminuir os casos de feminicídio e chegar à meta de zero casos.  

    O Plano funciona sob a coordenação do Ministério das Mulheres, e além da Casa Civil, conta com o auxílio de mais nove ministérios: Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Educação (MEC), Saúde (MS), Justiça e Segurança Pública (MJSP), Povos Indígenas (MPI), Igualdade Racial (MIR), Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome (MDS), Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Planejamento e Orçamento (MPO).

    Entenda como funciona

    As ações do Plano, ao todo 73, estão divididas em dois eixos: Estruturante e Transversal. 

    O Eixo Estruturante é composto por prevenções primárias, secundárias e terciárias. A prevenção primária é composta por 22 ações que se concentram em estratégias para evitar que a violência ocorra, como realização de oficinas, campanhas publicitárias, formação de mulheres líderes comunitárias e qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde.

    A prevenção secundária possui 20 ações para intervir precocemente e de forma qualificada para prevenir a discriminação, a misoginia e a violência de gênero e promover a garantia de direitos. A atuação envolve as redes de serviços especializados e não especializados nas áreas de segurança pública, saúde, assistência social e justiça. Entre as ações estão a ampliação da rede de proteção com a destinação de imóveis da União e a reestruturação e qualificação do Ligue 180.

    Na prevenção terciária, as quatro ações são planejadas para garantir os direitos e o acesso à justiça por meio de medidas de reparação, com programas e políticas que abordem os direitos humanos. As ações garantem acesso à saúde, educação, segurança, justiça, trabalho e moradia. Estão planejadas ações como a implementação do Decreto n.º 11.430/2023, que estabelece percentual mínimo, em contratações públicas, de mão-de-obra constituída por mulheres vítimas de violência doméstica; e a instituição de política de reparação aos sobreviventes e familiares do feminicídio.

    O Eixo Transversal possui 26 ações e servirá de suporte para o desenvolvimento de ações de prevenção. O eixo é composto por Produção de Dados, como a criação do Observatório Nacional da Violência Contra Educadores(as), e a Produção de Documentos, que inclui ações como a instituição do Plano Nacional de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação na Administração Pública Federal.


  • Zé Peixeiro acerta ao assinar ficha do Republicanos

    A filiação do vereador de Mossoró José Domingos, o Zé Peixeiro, ao Republicanos (REP), foi uma assertiva política. Peixeiro se livrou do abraço da morte, a filiação em massa dos edis governistas ao União Brasil (UB), conseguindo uma legenda para trabalhar sua reeleição com tranquilidade.

    Zé é o único dos vereadores governistas que tem uma base regional estável e fidelizada para chamar de sua, o grande Santo Antônio, zona norte da cidade. Mesmo que fosse para o chapão do UB, seria um dos poucos com condições para conseguir renovar o mandato. Sua baixa no UB pode acarretar uma perda de vaga para a sigla, Peixeiro é bom de voto, o que tenderia a ajudar o chapão na contabilização de mais uma cadeira.

    O edil disse que é pré-candidato à prefeitura, mas segundo consta não passa de jogo de cena, sua corrida mesmo é para renovar o assento legislativo. Zé mostrou fôlego eleitoral ao ter mandato e se acomodar numa agremiação, que até então, não tinha nenhum edil com mandato.

    O REP se dirige para ser um dos poucos partidos, que não estando na base do prefeito Allyson Bezerra (UB), conseguirá montar uma lista de candidatos à Câmara Municipal. A filiação de Zé é acerto do presidente do diretório municipal, Aldo Fernandes, e do vice-presidente, ex-vereador Claudionor dos Santos. Álvaro Dias, presidente estadual do REP, consegue com que a legenda tenha um grau de relevância na pré-campanha, sendo atraente para nomes à corrida legislativa.


  • Não publicamos balão de ensaio: Robinson está à caminho do Republicanos

    Ontem pela manhã, 19, o Portal divulgou que Robinson Faria está à caminho do Republicanos (REP). Ao longo do dia, outros Portais foram noticiando a possibilidade de migração partidária do deputado federal. A foto que mostra como à ida de Robinson está perto de acontecer é essa que ilustra a capa da matéria, em que o pré-candidato à prefeitura do governismo assuense, Luis Eduardo Soares, o Lula Soares, assina ficha de filiação ao REP.

    Os Soares, desde o rompimento com João Maia (PP), firmaram parceria político-administrativa com Faria, e a filiação de Lula a legenda mostra como estão avançadas as negociações para Robinson adentrar no REP.

    O Portal foi procurado ontem por uma liderança política de Ceará-Mirim desacreditando da migração de Faria ao REP. Bom, depois de tanta repercussão ao longo do dia de ontem da foto que mostra o deputado federal junto ao presidente nacional do REP, deputado federal Marcos Pereira, e presidente no estado, prefeito de Natal Álvaro Dias, certamente a liderança ceará-mirinense caiu em si e percebeu que não publicamos balão de ensaio.

    A foto está aí e prova que o que veiculamos tem pleno fundamento. A concretização de Robinson ao REP trará movimentações políticas no tabuleiro das disputas municipais do estado, a maioria de seus aliados já estão com os dois pés na agremiação.


  • MEC: concurso para cargos de três novos campi do IFRN deverá ser realizado até 2025

    Após o anúncio de três novos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, em Touros, São Miguel e Umaizal, outra informação tão aguardada foi confirmada pelo Ministério da Educação – MEC.

    O concurso para contratação de professores e técnicos-administrativos para os três novos campi deve ser realizado até 2025.

    O anúncio dos 3 novos campi no RN foi feito no dia 12 de março e irão funcionar em prédios cedidos pelo governo do estado.

    Apesar disso, de acordo com o MEC, toda a gestão será federal e as unidades receberão recursos para equipamentos, mobiliário e eventualmente outras obras de infraestrutura.

    Concurso

    Em média, cada unidade do Instituto Federal tem capacidade para atender 1.400 estudantes e a expectativa é que seja realizado concurso para contratação de 70 professores e 45 técnicos-administrativos para cada uma das três novas unidades.

    O Ministério da Educação informou que trabalha na minuta do projeto de lei que será enviada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para definição do número de vagas para cada nova unidade do IFRN. Depois disso, o projeto de lei será enviado ao Congresso para votação.

    Novos IFs

    Os três novos campi do IFRN vão funcionar em prédios que estão sendo construídos pelo governo do estado em Touros, São Miguel e Umarizal.

    Os prédios foram projetados para serem unidades de Institutos Estaduais de Educação, também voltados para formação técnica, mas serão “federalizados”, segundo o governo estadual e o governo federal. Juntas, as obras são orçadas em R$ 30,2 milhões.

    Com a chegada das novas unidades, o IFRN passará a somar 25 campi, além da Reitoria, que atua como centro administrativo, em Natal.

    Para ler mais notícias do RN, clique aqui.


  • Confira a programação completa do São João de Assú 2024

    A Prefeitura do Assú lançou na segunda-feira, 18 , a programação oficial do São João 2024. Os festejos acontecerão entre os dias 14 e 24 de junho, na praça São João Batista, e vão movimentar todo o estado em torno do São João Mais Antigo do Mundo nos seus 298 anos de história.

    Uma história de fé, Alegria e Tradição será o tema das celebrações ao santo padroeiro da cidade, São João Batista. Entre os diversos pólos e celebrações culturais e religiosas, Assú também receberá a apresentação do Auto de São João Batista, espetáculo teatral que narra a história do padroeiro da cidade com apresentações gratuitas nos dias 6, 7 e 8 de junho.

    “Nossos corações se enchem de alegria ao ver a cidade do Assú prestes a viver o maior São João da nossa história. As famílias assuenses amam e vivem esse momento, pois são nossas raízes e nossa cultura representada pela festa da fé e celebração a São João Batista. Vamos movimentar Assú mais uma vez com esses preceitos, trazendo também desenvolvimento econômico, turismo e movimentação financeira”, destacou o prefeito Gustavo Soares.

    Os shows culturais para a festa reunirão bandas nacionais e 25 bandas locais no palco principal. Estão confirmados Xand Avião e Taty Girl para abertura no dia 14, além de Luan Santana, Zé Vaqueiro, Toca do Vale, Léo Santana (rebuliço), Wesley Safadão, Nattan, Bell Marques, Zé Cantor, Leonardo, e muito mais. Destaque também para o show religioso do Padre Fábio de Melo e uma novidade: este ano a Prefeitura também trará o show de humor de Mução.

    Confira programação completa

    14 de junho
    Xand Avião
    Taty Girl

    15 de junho
    Zé Vaqueiro
    Jorge de Altinho
    Circuito Musical

    16 de junho
    (Rebuliço)
    Léo Santana

    17 de junho
    Nuzio Medeiros
    Thullio Milionário
    Toca do Vale

    17 de junho
    Show Humorístico – Mução

    18 de junho
    Calcinha Preta
    Wesley Safadão
    Nattan

    19 de junho
    Bell Marques
    Matheus e Kauan
    Luan Estilizado

    20 de junho
    Luan Santana
    Felipe Amorim
    Raí Saia Rodada

    21 de junho
    Samyra Show
    Bonde do Brasil

    22 de junho
    Zé Cantor
    Arnaldinho

    23 de junho
    Amanda e Ruama
    Raynel Guedes

    24 de junho
    Padre Fábio de Melo
    Leonardo
    Márcia Felipe


  • Carlos Eduardo Alves terá que restituir mais de R$ 62 mil ao Tesouro Nacional

    O Tribunal Regional Eleitoral do RN deliberou sobre a prestação de contas do candidato ao senado nas eleições de 2022, Carlos Eduardo Alves. 

    O ex-prefeito de Natal teve suas contas aprovadas, porém foi determinado que ele deverá reembolsar ao Tesouro Nacional a quantia de R$ 62.327,34, conforme a sentença do TRE-RN emitida após o julgamento realizado na tarde de terça-feira (20). 

    O processo foi julgado e, por uma votação de 4 a 2, as contas do candidato ao senado foram aprovadas com observações.

    Julgamento

    O julgamento teve início em 9 de março e, após o voto do relator, que assim propôs:

     “A desaprovação das contas de campanha apresentadas por Carlos Eduardo Nunes Alves, sem prejuízo da devolução dos valores relativos a malversão de recursos do FEFC no total de R$ 542.327,34 ao tesouro Nacional, na forma prevista pelo art. 79, §1º da Resolução/TSE nº 23.607/2019.”

    O Desembargador Expedito Ferreira, Corregedor Regional Eleitoral, solicitou vistas do processo.

    Na sessão de terça-feira (19), o Desembargador Expedito Ferreira apresentou seu voto-vista, recomendando a aprovação das contas com observações. 

    “Diante do exposto, diverjo parcialmente do entendimento com relação à devolução ao Tesouro Nacional do montante de R$ 62.327,34, correspondentes a 2,4% das despesas totais (R$ 2.600.665,21), aplicando os princípios da proporcionalidade e razoabilidade para a aprovação das contas de CARLOS EDUARDO NUNES ALVES com ressalvas, referentes às Eleições Gerais de 2022, conforme o art. 30, inc. II, da Lei nº 9.504/1997.”

    A divergência foi acompanhada pelos juízes Fábio Bezerra, Neíze Fernandes e Fernando Jales.

    Para ler mais notícias do RN, clique aqui.


  • Pré-candidatura de Zamith ainda é motivo de zombaria

    Não é todo o governismo de Barcelona que leva a sério a pré-candidatura de Carlos Zamith (MDB) à prefeitura. Para uma parte da base do prefeito Fabiano de Vavá (PL), a postulação do ex-prefeito é motivo de puro deboche, não passando de peça de ficção.

    Zamith está com os direitos políticos cassados, no entanto, a conversão de sua inelegibilidade ocorre 15 antes do prazo máximo para registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral, 15 de agosto.





Jesus de Ritinha de Miúdo