• Robinho deixa isolamento e vai para cela compartilhada em Tremembé

    O ex-jogador Robinho deixou o isolamento e passou para o convívio em cela comum na penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecida como P2 de Tremembé (SP). Desde sua prisão, há 12 dias, Robinho estava em isolamento dos outros detentos, em uma cela de oito metros quadrados, para adaptação e realização de avaliação pela equipe da penitenciária.

    O período de isolamento acabou no domingo (30) e, agora, o ex-jogador divide uma cela de 2 x 4 metros com outro detento. Ele também poderá receber visitas da família, o que não era permitido durante o isolamento.

    As visitas ocorrem nos fins de semana. Cada preso pode receber dois visitantes por dia de visita, bem como crianças menores de 12 anos que sejam filhos ou netos.

    Em Tremembé, também estão presas outras figuras conhecidas, como Alexandre Nardoni, condenado pela morte da filha Isabella; além de Cristian Cravinhos, preso por assassinar o casal Richtofen. A penitenciária ainda recebeu Edinho, filho de Pelé. O local tem capacidade para 84 presos, porém abriga atualmente 434, entre o regime semiaberto e o fechado.


  • Fórum de Turismo do RN comemora 15 anos; veja palestras

    Pelo 15º ano consecutivo, o Fórum de Turismo do RN será realizado na próxima quinta-feira (04) em Natal. O evento será no Salão Bossa Nova do Serhs Natal Grand Hotel & Resort, das 14h às 20h, e terá cinco painéis que mostrarão caminhos para o desenvolvimento do Turismo do RN. O auditório estará formatado para 500 pessoas.

    Entre os palestrantes e temas centrais, todos com foco no Turismo, estarão Ana Duék (Sustentabilidade), Dasio Nepomuceno (Inteligência Artificial), Thaís Medina (Marketing de Destinos), Rodrigo Abreu (Aeroporto de Natal) e Osíris Marques (Turismo de Base Comunitária).

    O Fórum é gratuito, com acesso via link (veja abaixo), e tem como foco gestores públicos e privados, hoteleiros, agentes de viagem e demais integrantes da cadeia produtiva do Turismo, em geral, assim como representantes da academia.

    Femptur – Na manhã do mesmo dia (próxima quinta-feira, 4 de abril), também no hotel Sehrs Natal, será lançada para convidados a décima edição da Femptur, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril no Centro de Convenções de Natal e também tem realização da Argus Eventos.


  • SMC promove mostra de filmes produzidos em Macaíba nesta quarta-feira

    Na próxima quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza a I Mostra Cinematográfica de filmes produzidos em Macaíba. Serão exibidas quatro obras de ficção com cenas gravadas em pontos turísticos do município. A sessão acontece no centro de convivência Pax Club, a partir das 19h, com entrada gratuita.

    O público poderá conferir os filmes “Carambolis”, uma aventura com cenas gravadas no Solar Ferreiro Torto; “Sem Coração – A Lenda”, um suspense que se fosse passa em 1997; “Florzinha”, produção contemplada pela Lei Aldir Blanc e com cenas gravadas na comunidade quilombola de Capoeiras; e o filme “2041”, uma ficção científica/ação que retrata a luta pela sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico.

    De acordo com o secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento, as obras foram escolhidas por retratarem pontos turísticos de Macaíba como cenários. “Todas essas obras foram feitas em Macaíba e nesta quarta-feira nós teremos a oportunidade de apresentar à comunidade”, disse ele. A entrada é livre para todos.


  • Caern desliga adutora Sertão Central para analisar danos após fortes chuvas no RN

    Uma equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) realiza vistoria na tubulação da adutora Sertão Central, que margeia a BR-304 entre Lajes e Riachuelo na manhã desta segunda-feira 1º. A cheia dos rios causou danos à tubulação, e para identificar a extensão dos danos e realizar os reparos, foi necessário suspender o abastecimento para as cidades atendidas pela adutora.

    Segundo a Caern, a situação mais complicada está no trecho da cidade de Lajes, onde os alagamentos ainda não baixaram o suficiente para que a equipe visualize os danos. O trabalho de vistoria e reparo depende das condições climáticas e do nível dos rios.

    As cidades afetadas pela suspensão do abastecimento foram Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Cachoeira do Sapo e a zona rural de Santana do Matos.

    A Caern não definiu um prazo para o retorno do abastecimento, pois depende da conclusão da vistoria, dos reparos na tubulação e das condições climáticas.


  • Trafego da Prudente de Morais deve retornar nesta terça-feira

    Interditada na manhã desta segunda-feira (1º), devido a um vazamento no sistema de abastecimento da região, a liberação da Prudente de Morais deve acontecer nesta desta terça-feira (2).

    Segundo informações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a equipe já está trabalhando na manutenção da rede de abastecimento na avenida e a expectativa é de que o serviço de recomposição da via deve ser realizado na madrugada e, após a conclusão prevista para a manhã de terça, o local será liberado para o tráfego.

    Ao todo, estão com abastecimento suspenso os bairros de Nova Descoberta, Morro Branco, Bom Pastor, Nazaré, Dix-Sept Rosado, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Lagoa Nova e Lagoa Seca.

    O vazamento no sistema ocorreu no trecho da Arena das Dunas e a avenida foi fechada no sentido Centro-bairro. Até as obras serem finalizadas, os motoristas devem optar por rotas alternativas.


  • Helicópteros do Governo do Estado estão com defeitos e não podem ser utilizados em resgates, informa SESED

    A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou que os dois helicópteros do Governo do RN encontram-se em manutenção. Ambos apresentam problemas distintos, identificados nos últimos dias.

    O Potiguar 01, modelo Esquilo/Helibras, tem uma anormalidade em uma das pás (hélices), que precisará ser enviada para a fábrica, da Helibras, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais.

    Já no Potiguar 02, modelo Koala/Leonardo, foi identificada uma pane elétrica no start-gerador. A insistência em sua utilização pode causar a queima da turbina. Neste caso, os engenheiros da fábrica Leonardo, que fica na Itália, virão ao Rio Grande do Norte nos próximos dias.

    Ambas as aeronaves devem voltar a operar na maior brevidade possível.

    Havendo necessidade de uso, a PRF já colocou um de seus helicópteros à disposição do Governo do RN. A aeronave está no pátio da PRF, no Recife, em Pernambuco, e nesta segunda-feira (01/04) pousará em Mossoró. Uma segunda aeronave do Corpo de Bombeiros de Pernambuco também está de sobreaviso para deslocar ao Rio Grande do Norte, caso seja acionado.


  • Inmet renova novos alertas de chuvas intensas em todo o RN

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (1º) dois alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte: um amarelo e um laranja. Os dois alertas são válidos até às 10h desta terça-feira (2).

    De acordo com o alerta laranja, que atinge 52 cidades do RN, há possibilidade de chuva de 30 a 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, variando entre 60 e 100 km/h.Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

    Os maiores volumes de chuvas registrados pelo Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), da manhã da sexta-feira (29) até o mesmo horário desta segunda-feira (1) ocorreram em Luís Gomes, na região Oeste (178,4 mm); Parnamirim, no Leste potiguar (150 mm); e em São Pedro, no Agreste (125mm).Em Luís Gomes e Severiano Melo, ambos no Oeste Potiguar, choveu, somente entre o domingo (31) e esta segunda (1) 99,1mm e 80.8mm, respectivamente.

    Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra indicação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


  • Thiago Galdino lança livro “Sobre seres & humanos”

    O escritor mossoroense Thiago Galdino lança o seu terceiro conto Sobres seres & humanos pela editora Penalux

    Neste livro, o leitor vai se encontrar com as criações literárias de um jovem ficcionista que narra, antes de qualquer intenção, pelo convencional prazer de “contar uma boa história”. Detalhista, paciente, perspicaz e minucioso, Thiago Galdino domina as ferramentas do mister de contista. Num modelo de combinação equilibrada e ordenada, até quando o episódio aborda a loucura, o furioso e o inverossímil, ele não resvala para a tentação de afundar-se no “oco do delírio”, sabedor de que a ficção saída do nada, e de volta para o nada, é, quase sempre, na mais benévola das hipóteses, um pastiche: canhestra, irreal, letárgica e insossa.

    Thiago Galdino, nasceu em 1993, em Mossoró, RN, cidade onde reside. É autor da novela policial Suspeitas de um mistério (Ed. Multifoco, 2012) e organizador da coletânea Novos contos potiguares (CJA Edições, 2017). Colabora em jornais, revistas e portais literários e, desde agosto de 2015, é sócio efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP. Mantém inéditos os livros Sobre seres & humanos e Novos contos potiguares – Volume II. Ele é um dos vencedores do Concurso Literário Coleção Mossoroense 70 anos na categoria Conto.

    O livro encontra-se no site da editora Penalux ou com o autor que custa 40,00


  • Pessoas ilhadas e mortes por correntezas; veja prejuízos de uma das chuvas de Páscoa mais fatais que o RN já teve

    Não faz muitos dias, devido ao calor intenso que se alastra por todo o país, e particularmente no Rio Grande do Norte, muita gente publicava memes com o tempo “que as águas de março venham para fechar o verão”. Elas vieram mesmo, mas ao invés de trazer alívio diante do desequilíbrio climático que tem elevado as temperaturas, trouxe consigo inúmeros prejuízos nesse fim de semana de Páscoa.

    Já mencionamos alguns deles aqui em O Potengi, como as interdições de rodovias e os efeitos da chuva em cidades como João Câmara e São Paulo do Potengi. No entanto, tivemos também tragédias e alguns acontecimentos raros, até cinematográficos.

    Ontem (31), nove crianças e adolescentes haviam ficado ilhadas sobre uma formação rochosa em Lajes, quando a chuva inundou o leito do Rio Salgado. Foi preciso que o Corpo de Bombeiros, com auxílio da população civil, empreendesse uma operação de resgate que só foi concluída às 22h30. Felizmente, todos os jovens receberam atendimento médico e passam bem.

    Ainda ontem, outras onze pessoas (dentro as quais três crianças) ficaram, também, ilhadas – dessa vez na zona rural da cidade de Santa Cruz, na região do Trairi. O espaço, pelo menos, não era tão limitado quanto o rochedo em que estavam os jovens de Lajes. O resgate do grupo de Santa Cruz só foi concluído hoje, próximo das 11h00, por meio do helicóptero da PRF.

    Nem todos os causos, porém, terminaram com final feliz. No sábado (30), um acidente comoveu a população de Florânia, quando um homem de 40 anos chamado Francinilson Farias tentou atravessar de moto a passagem molhada do Riacho Verde. Ele estava com sua sobrinha Dandara, de 13 anos, na garupa. A forte enchente que descia a Serra do Cajueiro dificultou a travessia, e a correnteza derrubou a moto em que os dois estavam. Dandara foi resgatada rápido e levada para o hospital de Currais Novos e se encontra bem. Francinilson, no entanto, só foi encontrado posteriormente, numa região de difícil acesso, já sem vida.

    O prefeito da cidade, Galo de Florânia, emitiu manifestação de pesar: “Estou passando para expressar meu sentimento pela perda do nosso amigo Nilson, ocorrida diante da forte enchente ocasionada pelas chuvas na passagem de água do Riacho Verde. Desejo aos familiares, parentes e amigos, força e fé para lhe dar com o momento, à criança desejo uma recuperação rápida”.

    É importante frisar que o tempo ainda não estabilizou. As previsões do tempo indicam que poderemos ter novas chuvas intensas nas próximas horas. Em instantes, divulgaremos o novo boletim do Inmet com mais detalhes.


  • Produtos de supermercado sofrerão aumento

    A Associação dos Supermercados do estado (Assurn), Mikelyson Góis, informou que o preço nos supermercados no Rio Grande do Norte irá aumentar, o motivo se dá devido ao aumento do frete e a consequente dificuldade no abastecimento de certos produtos, decorrente do desabamento da ponte na BR-304, na altura do município de Lajes.

     De acordo com o presidente da Assurn, o frete varia conforme o produto, com a forma como os supermercadistas fazem a compra e a periodicidade das entregas. Diante desses fatores, ainda não é possível apontar qual será o encarecimento percentual dos produtos. Mas a tendência é que os pequenos comerciantes sintam mais os reflexos, já que os pequenos fornecedores, em tese, também sentem mais os efeitos do aumento das distâncias (e consequentes custos) para os fretes.

    “Não sei mensurar quanto vai ser o impacto, mas que vai, vai. Principalmente porque aquela área de Mossoró e cidades vizinhas são produtoras de muitas frutas e compramos de lá. Então, com as chuvas, há área de alagamento e já prejudica a produção, havendo a diminuição da oferta e naturalmente já afeta nos preços. Sem contar nem com a logística. Com a interrupção, será um desvio de mais de 100km, então tudo será levado em conta. Talvez não hoje ou amanhã, mas nessa semana haverá a diferenciação nos preços desses produtos”, explicou Mikelyson.

    Até o momento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) não estimou quanto tempo será necessário para liberação do trecho da BR-304. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas de março foram 45% maiores do que a média esperada para o mês no estado.





Jesus de Ritinha de Miúdo