Jesus de Ritinha de Miúdo
-
Transporte intermunicipal volta a operar por rotas alternativas no RN
A Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse) anunciou que as linhas intermunicipais que conectam Natal aos municípios da região Oeste serão retomadas em caráter emergencial. A medida vem após a interrupção dos serviços no domingo (31) devido à interdição da BR-304, próximo ao município de Lajes.
As rotas, agora, serão direcionadas por orientações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que sugeriu alternativas viáveis para garantir o deslocamento dos passageiros. As cidades atendidas por essas linhas incluem Mossoró, Angicos, Santana do Mato, Parau, Areia Branca, Assú, Apodi e Messias Targino.Para a linha Natal/Mossoró, operada pela Viação Nordeste, já estão confirmados horários de operação para esta terça-feira (2).
-
Reajuste Federal: servidores da educação iniciam greve na quarta-feira (3)
Professores e funcionários técnico-administrativos reivindicam recomposição salarial, reestruturação de carreiras e revogação de medidas dos governos Temer e Bolsonaro. Governo ofereceu reajuste de 9% em 2023 e aumento no auxílio-alimentação, mas servidores pedem 22,71% a 34,32% de reajuste. Negociações entre governo e servidores estão em andamento, mas ainda não há acordo.
A partir de quarta-feira (3), os servidores da educação federal de todo o país iniciarão uma greve nacional por tempo indeterminado. A paralisação, que deve afetar mais de 230 unidades de ensino em 18 estados, segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), é motivada por uma série de reivindicações, entre elas:
-
Caso Ramon, TJD marca sessão de julgamento de infração sobre o Baraúnas
A Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD-RN) publicou edital de citação e intimação para sessão de instrução e julgamento de notícia de infração registrada pelo ABC sobre o Baraúnas. A sessão será realizada na quinta-feira (4) às 18h.
De acordo com a denúncia, o Baraúnas incorreu no art. 214 do CBJD, que trata da hipótese de inclusão de atletas irregulares em partida de futebol.
-
Homem é preso suspeito de integrar grupo de extermínio
Um homem de 23 anos foi preso no bairro Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, no último domingo (31). A prisão foi efetuada por policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/Natal), o suspeito é apontado como um dos autores do homicídio de Arthur Gabriel Rodrigues de Carvalho, o crime aconteceu em 2022.
Segundo informações da delegacia da DHPP, o homem é investigado por integrar um grupo de extermínio e também é suspeito de cometer outros crimes no RN. Durante o homicídio contra Arthur Gabriel, ele agiu com mais dois homens, que teriam chegado em uma caminhonete. Após vários disparos de arma de fogo, a vítima tentou correr, mas acabou sendo alcançada e morta.
Ainda conforme as investigações, a morte de Arthur Gabriel teria sido motivada por uma desavença entre os dois, que aplicavam também golpes a partir de clonagens de cartões.
As investigações continuam e o homem preso foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
-
Novos conselheiros municipais de saúde foram empossados em Parnamirim
Os novos conselheiros municipais de saúde de Parnamirim foram empossados na manhã desta segunda-feira (1). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo, localizado na Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal. Os 20 novos conselheiros estarão na pasta até 2027.
O Conselho Municipal de Saúde tem o objetivo de contribuir para a gestão no âmbito dos princípios do SUS, especialmente nos seguintes aspectos: situação de saúde da população sob o ângulo dos riscos sociais e epidemiológicos dos direitos de cidadania dos grupos populacionais e de cada indivíduo; prioridades das ofertas de serviços de promoção, proteção, e recuperação da saúde da coletividade e de grupos de riscos; formulação de diretrizes e estratégias das intervenções do SUS, levando em conta a relação custo-benefício.
Além disso, o conselho objetiva o acompanhamento e avaliação do processo de execução dos planos, do orçamento e do cumprimento de metas, em função dos resultados de impacto na saúde da população geral e dos grupos de riscos, no âmbito das responsabilidades e atribuições legais do gestor, como também o recebimento dos demais órgãos da gestão, todas as informações necessárias ao cumprimento das atribuições legais do conselho de saúde.
lheiros municipais de saúde de Parnamirim foram empossados na manhã desta segunda-feira (1). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo, localizado na Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal. Os 20 novos conselheiros estarão na pasta até 2027.
O Conselho Municipal de Saúde tem o objetivo de contribuir para a gestão no âmbito dos princípios do SUS, especialmente nos seguintes aspectos: situação de saúde da população sob o ângulo dos riscos sociais e epidemiológicos dos direitos de cidadania dos grupos populacionais e de cada indivíduo; prioridades das ofertas de serviços de promoção, proteção, e recuperação da saúde da coletividade e de grupos de riscos; formulação de diretrizes e estratégias das intervenções do SUS, levando em conta a relação custo-benefício.
Além disso, o conselho objetiva o acompanhamento e avaliação do processo de execução dos planos, do orçamento e do cumprimento de metas, em função dos resultados de impacto na saúde da população geral e dos grupos de riscos, no âmbito das responsabilidades e atribuições legais do gestor, como também o recebimento dos demais órgãos da gestão, todas as informações necessárias ao cumprimento das atribuições legais do conselho de saúde.
-
Jean Berg, candidato a reitor da UFERSA, fala de suas propostas para a Universidade
Jean Berg Alves da Silva, lotado no Departamento de Ciências Animais, é mais uma vez candidato a reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Formando chapa com o professor Manoel Quirino da Silva Junior, do departamento de Engenharia e Tecnologia, Jean concedeu entrevista ao Portal, numa semana decisiva, a eleição para Reitoria já é nessa semana, na quinta-feira, 4.
Na entrevista o professor falou de sua plataforma de gestão, da escolha de seu vice, da administração da reitora Ludimilla de Oliveira, e qual visão de Universidade irá implementar caso saia vitorioso das urnas.
Para acessar o Plano de Gestão da chapa Jean-Quirino basta clicar aqui.
O Potengi – professor Jean, você mais uma vez vai tentar chegar à Reitoria da UFERSA. De que nasceu o sentimento de sua candidatura?
Jean Berg – estou na ESAM/UFERSA desde 1996, primeiramente como discente do curso de Medicina Veterinária, depois como professor substituto e, finalmente, como professor efetivo. Vi esta instituição crescer, ser transformada em Universidade, gerar milhares de oportunidades e mudar vidas, assim como fez com a minha. Tenho uma identificação enorme com a UFERSA e por esse motivo me incomoda muito ver a forma como ela foi tratada nos últimos anos, com as vaidades pessoais estando à frente do interesse institucional.
Fui coordenador de graduação e pós-graduação, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e, em todos os cargos que assumi, busquei melhorar as atividades da Universidade através da captação de recursos externos, aprovando projetos junto a diversas fontes de fomento, sempre com o objetivo de contribuir para duas coisas que são fundamentais para qualquer Universidade Pública no Brasil, a aproximação com a sociedade, trazendo respostas para os anseios e angústias daquelas pessoas que mais precisam, bem como a formação de nossos discentes, que serão molas propulsoras para o desenvolvimento regional.
O Potengi – a escolha do professor Quirino Silva para vice em sua chapa, surgiu de que?
Jean Berg – sempre admirei o professor Quirino pelo seu trabalho, sua dedicação à Universidade e sua capacidade de agregar pessoas na busca de propósitos, colocando sempre os interesses coletivos à frente das vaidades pessoais. Não tenho dúvidas de que ele chega para multiplicar forças e ajudar na construção de uma Universidade mais acolhedora, aproximando os técnicos, docentes e discentes, bem como toda a sociedade.
O Potengi – quais suas propostas para o tripé que rege a Universidade, pesquisa-extensão-ensino, além das propostas concernentes à administração universitária?
Jean Berg – o nosso Plano de Gestão foi construído de forma coletiva, ouvindo todos os segmentos e campi da Universidade, buscando sempre pautar as ideias e propostas com foco em quatro princípios: foco nas pessoas, com respeito à diversidade; eficiência administrativa focada na qualidade e na sustentabilidade; fomento à inovação e ao empreendedorismo; gestão participativa, transparente e por competência.
Nossa principal bandeira é a aproximação entre Universidade e sociedade, abrindo portas para a atuação de nossos estudantes e egressos, trazendo para a instituição problemas da sociedade para os quais podemos desenvolver soluções.
Essa aproximação facilitará a atração de novos recursos, a integração entre o aprendizado em sala de aula e a prática, tornando as atividades acadêmicas mais atrativas e produtivas para os nossos alunos.
Na pesquisa, a integração com a sociedade vai favorecer uma maior possibilidade de apropriação do conhecimento e das tecnologias geradas na instituição, promovendo a inovação e o empreendedorismo com maior chance de transferência de tecnologia.
A extensão é o cartão de visitas da Universidade. Com um aumento de investimento nessa área, a Universidade ganha visibilidade e exerce seu papel de instituição pública em toda sua plenitude. Para isso, o plano de gestão traz diversas ações de extensão que irão proporcionar uma maior oportunidade de atuação de nossos docentes, discentes e técnicos.
Nosso Plano de Gestão tem como propósito “tornar a UFERSA referência no desenvolvimento humano, social, econômico e cultural do semiárido brasileiro”.
O Potengi – como avalia a gestão da reitora Ludimilla?
Jean Berg – o isolamento institucional, a falta de foco nos problemas reais da comunidade acadêmica e o excesso de promoção da imagem da gestora são pontos que enfraqueceram e descredibilizaram muito a UFERSA. O foco no interesse coletivo ficou em segundo plano em diversos momentos, o que acabou servindo de desestímulo para todos os agentes de nossa comunidade universitária. A Universidade encolheu nos últimos anos, diminuindo o número de matrículas na graduação, o que tem culminado com uma série de prejuízos para todos que fazem a instituição.
Precisamos investir no orgulho de ser uma instituição que representa a força do semiárido, uma região de um povo conhecido pela sua capacidade de superar adversidades e continuar com força e determinação, crescendo no contexto nacional e internacional.
A estabilidade e a harmonia precisam estar no centro das ações institucionais, respeitando as decisões coletivas e ouvindo toda a comunidade e isso, infelizmente, não foi feito na atual gestão. Eu e Quirino temos a certeza que poderemos devolver a todos o sentimento de pertencimento à UFERSA.
-
Luta entre titãs definirá cadeiras conquistadas pelo União Brasil de Mossoró
A briga no União Brasil (UB) será entre titãs. Com 60% dos vereadores da Câmara Municipal filiados a sigla, a luta será medonha. Tendência é que o partido eleja 4 vereadores, com uma 5ª vaga incerta.
Genilson Alves, Raério Araújo, Marckuty da Maísa, Ricardo de Dodoca e Lucas das Malhas estão melhores posicionados na disputa a reeleição, integrando o pelotão de frente. Genilson é líder da bancada governista. Raério é fiel ao prefeito Allyson (UB) desde a pré-campanha de 2020. Marckuty foi eleito à época na mesma agremiação do alcaide, o Solidariedade. Os 3 integram a lista de preferência na destinação da estrutura municipal.
Ricardo de Dodoca aderiu ao governismo nas primeiras horas. Lucas das Malhas chegou um tempo depois. Ambos têm a simpatia da Prefeitura e verão suas candidaturas irrigadas para renovar os mandatos.
Num 2º pelotão aparecem Francisco Carlos, Ozaniel Mesquita, Tony Cabelos e Wiginis do Gás. O quarteto deverá encontrar dificuldades para diminuir a distância de votos para encostar no 1º pelotão.
Com chances baixíssimas de reeleição aparecem Didi de Arnor, Gideon Ismaias, Marrom, Édson Carlos e Costinha, são favas contadas que ficarão de fora da Câmara, bem como as outras 8 pré-candidaturas que completam a nominata, escaladas para servirem de esteira.
A pouca chance do UB fazer mais vagas será responsável por grande renovação no Legislativo mossoroense. A campanha pode mudar o cenário de assentos ao alcance do partido, bem como quais edis estarão mais próximos da vitória. Até aqui, o panorama no partido do prefeito Allyson aponta para baixas condições na tentativa da agremiação fazer mais do que 30% das cadeiras legislativas.
O fardo do desgaste popular pesará para que o União obtenha, no máximo, 25% da representação legislativa.
-
Natalenses podem ter descontos na conta de energia, veja como
O benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) permite que famílias tenham descontos de até 65% na conta de luz, em Natal mais de 73 mil famílias podem ser contempladas, concedido pelo Governo Federal, a TSEE abrange indígenas, quilombolas e consumidores de baixa renda inscritos nos programas sociais federais.
Para acessar a Tarifa Social, é necessário que a pessoa possua o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizado. Caso esteja desatualizado, é preciso se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da residência para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal. Quem não possui o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS.
Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e portador do Número de Inscrição Social ou Número do Benefício, a Neoenergia faz a inscrição automaticamente. Mas em casos em que a titularidade está no CPF de outra pessoa, não tem como fazer a inscrição automática. A partir desse momento, o cliente deve procurar uma das distribuidoras do grupo para que receba o benefício. A inscrição é simples, rápida e pode ser feita por meio do WhatsApp (84 3215 6001), site oficial ou Lojas de Atendimento da distribuidora, basta estar com a numeração em mãos.
Não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.
Quem tem direito à TSEE?
• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;
• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;
• Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE em apenas uma unidade consumidora.
-
Gargalheiras: expectativas para sangria nesta terça-feira
Os acarienses estão na expectativa para a sangria do açude Gargalheiras, a última aconteceu em 2011. Contando com a que está para acontecer nesta terça (2), será a 30 vez que o açude irá sangrar.
Construído há 66 anos, Gargalheiras é o reservatório de água mais bonito do Rio Grande do Norte. Moradores de Acari e cidades vizinhas estão em festa para ver o açude sangrar, após longos 13 anos.
A quantidade de água que chegou ao reservatório neste ano foi equivalente a 1,1% da capacidade total, nas primeiras semanas de janeiro. No início de abril do ano passado, o manancial estava com 1.814.849 m³, equivalentes a 4,07% da sua capacidade total. Na tarde desta segunda-feira (1º), o açude já ultrapassava 80% de sua capacidade máxima.
-
Banda Biquíni fará show em Natal com convidados virtuais na turnê “Vou Te Levar Comigo”
A antiga banda Biquíni Cavadão, agora conhecida como Banda Biquíni, fará um show em Natal nesta terça-feira (02), no Teatro Riachuelo, às 21h. A apresentação faz parte da nova turnê “Vou Te Levar Comigo”, os ingressos estão à venda a partir de R$ 95,00 na bilheteria do teatro e no site uhuu.com.
São quase quarenta anos ininterruptos e com a formação original. Bruno Gouveia, Miguel Flores da Cunha, Carlos Coelho e Álvaro Birita levarão o Biquíni em 2024 para a turnê Vou Te Levar Comigo. O interessante é que tais participações terão presença nos shows do grupo, cantando em sincronia com a banda no telão. Uma experiência que abre novas percepções sobre cada canção do Biquíni.
Os grandes sucessos não ficarão de fora, com certeza. E muitos lançamentos já estão previstos para servir de esquenta para 2025, quando o grupo completará a simbólica marca de 40 anos.