• Câmara Municipal de Riachuelo reabre os trabalhos com mensagem do prefeito

    A Câmara dos Vereadores de Riachuelo realizou uma sessão solene na noite de ontem (4), abrindo os trabalhos legislativos para o ano de 2024. A sessão ocorreu às 19h00, no Plenário Ver. Expedito Gabriel Pereira.

    Para abrir as sessões ordinárias, o momento contou com a Leitura Anual do Prefeito Joca Basílio, que apresentou um balanço das atividades realizadas no ano passado e o planejamento para este ano que se inicia. A Leitura Anual do Prefeito foi transmitida ao vivo pelo Instagram da Câmara Municipal.

    O clima de congraçamento ocultou a intensidade que estão tomando as articulações para as eleições deste ano. O rumo das negociações políticas sempre é incerto, mas até o momento Joca segue muito popular e favorito para o pleito de outubro.


  • Fernandinho Beira-Mar é transferido de presídio em Mossoró

    Fernandinho Beira-Mar foi transferido do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, de onde dois presos da mesma facção dele fugiram no dia 14 de fevereiro. Beira-Mar foi levado para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, em uma operação sigilosa no último sábado (2).

    Pelo menos outros dois detentos também foram transferidos de Mossoró para Catanduvas: Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida. Os dois são do Acre e chegaram à Penitenciária de Mossoró junto com Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que fugiram em 14 de fevereiro.

    Ao todo, 23 presos foram transferidos no último sábado (2) de Mossoró para as outras quatro penitenciárias federais (veja a íntegra da nota da Secretaria Nacional de Políticas Penais ao final da reportagem).

    Inicialmente, 24 presos seriam transferidos. Mas, segundo a apresentadora da GloboNews Daniela Lima, um juiz de Mossoró suspendeu a transferência de um deles. Até a última atualização desta reportagem, não havia sido confirmado se a suspensão ocorreu antes ou depois de o preso deixar Mossoró nem em que local ele está no momento.

    Beira-Mar tinha chegado à Penitenciária de Mossoró neste ano, quando foi transferido de Campo Grande, em 13 de janeiro. Na ocasião, Marcinho VP fez o caminho inverso, deixando Mossoró e indo para Campo Grande, numa medida tomada pela Polícia Federal Penal por questão de segurança.

    Em nota, a Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró afirmou que o rodízio de internos entre as penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal é uma estratégia de rotina e ocorreu a pedido do diretor do Sistema Penitenciário Federal (veja a íntegra da nota ao final da reportagem).

    Fuga de presídio em Mossoró

    A fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró no último dia 14 foi a primeira a ser registrada na história do sistema prisional federal, criado em 2006.

    As buscas pelos dois fugitivos permanecem concentradas na área rural e Baraúna, que faz divisa com o Ceará. Os municípios são ligados pela RN-015, onde fica o presídio.

    A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

    Veja nota da Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró:

    O rodízio de internos entre as penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal é estratégia de rotina. A transferência de presos da Penitenciária Federal de Mossoró, nas últimas horas, foi autorizada, mediante solicitação do Diretor do Sistema Penitenciário Federal, pela Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró, tendo em conta essa necessidade de rodízio.

    Ademais, a Portaria nº 615, de 2024, do Ministério da Justiça, autorizou o emprego de Força Penal Nacional, em caráter episódico e planejado, para treinamento, sobreaviso e reforço da segurança externa da Penitenciária Federal em Mossoró.

    O treinamento intensivo quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança, que conta com a participação também do Grupo de Ações Especiais Penitenciárias, está sendo realizado dentro da unidade prisional, o que requer a redução da quantidade de internos.

    O efetivo transferido e o atual mantido na unidade não serão divulgados por questão de segurança.

    Veja nota da Secretaria Nacional de Políticas Penais

    A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por intermédio da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (DISPF), realizou, entre os dias 1º e 3 de março, o rodízio periódico de 23 presos entre as Penitenciárias Federais, com a finalidade de garantir o enfraquecimento das lideranças do crime organizado.

    Ressalta-se que o remanejamento de presos no âmbito do Sistema Penitenciário Federal é medida importante para seu perfeito funcionamento, pois visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima, além de enfraquecer e dificultar vínculos nas regiões onde se encontram as Penitenciárias Federais.

    É importante salientar que a movimentação dos internos é parte da rotina das unidades e, por questões de segurança, a Senappen não informa a localização dos presos, nem detalhes dessas operações.

    Fonte: G1


  • Flávio Araújo define apoio a Aize Bezerra e muda cenário eleitoral de João Câmara

    Aize Bezerra, que obteve mais de sete mil votos para a prefeitura de João Câmara na última eleição, firmou parceria que poderá consolidar sua vitória, unindo oposições no município.

    As pesquisas de intenção de voto indicam empate técnico de Aize contra o candidato da situação, no entanto, a aliança é vista como decisiva para vitória em 2024.

    O empresário Flávio é filho do Saudoso Josafá Araújo, duas figuras bastante conhecidas na região do Mato Grande, está decidido em seu apoio à oposição camarense.

    O apoio à pré-candidata Aize Bezerra veio em companhia dos também empresários Éder Porfírio, presidente do MDB, e de Holderlin Silva, ex-vice-prefeito.

    Flávio, que chegou a ser cotado nas redes sociais a ser o candidato a Prefeito, tem uma história de respeito na cidade de João Câmara. 

    Nas últimas eleições, apoiou Vivaldo Costa à Deputado Estadual e com ajuda dos amigos e familiares chegou a transferir 420 votos ao suplente de Deputado. Com essa adesão, quem ganha é a oposição. 

    Aize só tem a comemorar com este apoio de peso:

    “O nosso grupo se fortalece a cada dia com novas adesões e estamos construindo uma base sólida e unida para alcançarmos o nosso objetivo que é administrar essa cidade da forma que ela merece, com respeito às pessoas e compromisso com uma gestão pública eficiente e eficaz a todos”.

    Agora, a uma pergunta que não quer calar: sairá dessa foto o candidato a vice-prefeito de Aize?

    Para ficar pode dentro de tudo o que acontece nas eleições de 2024, clique aqui.


  • Natal decreta situação de emergência em decorrência da dengue

    A Prefeitura de Natal decretou situação de emergência pelos próximos 90 dias, em decorrência do aumento dos casos notificados de dengue na cidade. 

    A publicação oficial da situação de emergência foi feita na edição do Diário Oficial do Município. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, a primeira ação para conter os avanços de casos de dengue foi a realização da atualização do plano de contingência.

    Na capital do RN, mais de 30 mil domicílios já foram visitados pelos agentes e, em todos eles, focos do mosquito foram encontrados. Os bairros com maior concentração de focos são  Pajuçara; Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação; Igapó; Felipe Camarão; Nazaré; Cidade da Esperança; Rocas; Tirol e Planalto.

    Pandemia

    O prefeito Álvaro Dias declarou que o cenário municipal já pode ser considerado de pandemia, devido ao aumento do número de casos, é uma situação de emergência. 

    “É considerado epidemia, mais de 700 casos diagnosticados, a curva de nível que vem sendo monitorada pela Secretaria de Saúde já constata realmente a epidemia de dengue e, portanto, nós a partir de agora, vamos partir para o enfrentamento.”

    Vacinação

    Até a sexta-feira (01), cerca de 4.800 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas. Para se imunizar, o munícipe deve ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. 

    O esquema vacinal do imunizante Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

    Para saber mais notícias do RN, clique aqui.


  • Empresa do RN é condenada a indenizar trabalhador com R$ 32 mil

    Uma empresa de São José de Mipibu foi sentenciada pela 7ª Vara do Trabalho da capital potiguar a pagar uma compensação por danos morais no valor de R$ 32 mil a um empregado que foi atingido por um barril de 50 kg na cabeça.

    De acordo com o processo, o empregado começou a trabalhar na empresa como auxiliar de motorista em 30 de maio de 2022. 

    Menos de um mês depois, em 27 de junho, enquanto ajudava outros colegas a transportar cerca de 20 barris para um nível superior, foi atingido por um desses barris na cabeça, ocasionando também lesões no pescoço, coluna e mandíbula.

    Em decorrência do acidente, o trabalhador precisou passar por intervenção cirúrgica e ficou internado por 30 dias.

    Após, ele foi afastado do trabalho com benefício previdenciário por acidente de trabalho, sem previsão de retorno até junho de 2025, conforme determinação da Justiça do Trabalho.

    A empresa argumentou que a responsabilidade pelo acidente era do trabalhador, alegando que ele não seguiu as normas e orientações de segurança da empresa. 

    No entanto, o juiz Alexandre Érico Alves da Silva ressaltou que cabe ao empregador garantir a integridade física dos seus funcionários e proporcionar um ambiente de trabalho seguro, conforme estabelecido pela Constituição Federal e leis trabalhistas.

    O magistrado destacou que o acidente poderia ter sido evitado e que, de acordo com laudo pericial, o trabalhador ficou com uma incapacidade parcial e grave para o trabalho, com relação causal direta às atividades desempenhadas na empresa.

    Diante disso, o juiz condenou a empresa a pagar uma indenização por danos morais no valor de vinte e cinco vezes a última remuneração do trabalhador, totalizando R$ 31.950,00.


  • Blog do Lucas: O PT Bolsonarista de São Paulo do Potengi

    Em São Paulo do Potengi o PT é diferente. Aqui, o partido busca aliança com o PL de Bolsonaro.

    Já imaginou Rogério Marinho e Fátima no mesmo palanque?

    Realmente, apesar do prefeito Pacelli ser do MDB, todo mundo sabe que ele que tem o comando de fato do PL de São Paulo do Potengi, presidido por sua esposa Célia Mara, ou melhor dizendo: Célia de Pacelli.

    Todo mundo sabe também que Fátima só perdeu para Fábio Dantas em 7 municípios do RN, e um deles foi justamente São Paulo do Potengi.

    Foi em São Paulo do Potengi que ocorreu o último comício de Fábio Dantas na campanha de 2022, após uma carreata feita por Pacelli em apoio a Bolsonaro.

    Mesmo depois de tudo isso, o PT de São Paulo do Potengi contrariou resoluções do PT nacional e estadual e permaneceu com cargos na gestão de Pacelli.

    Agora, o PT local não só permanece com os cargos, como quer o vice na chapa do prefeito, que comanda o PL local e derrotou Fátima em 2022.

    O PT de São Paulo do Potengi conseguiu inventar uma “Esquerda Bolsonarista”.

    Vixi…

    Vou atrás de comida e volto em breve.

    Batendo asas….

    Fonte: Blog do Lucas

    Imagem: Internet


  • UNI-RN abre inscrições para curso em Marketing Político e Gestão de Campanha Eleitoral 

    Na busca por inovação, o Centro Universitário UNI-RN está ofertando o curso de Marketing Político e Gestão de Campanhas Eleitorais para profissionais de várias áreas de conhecimento. 

    As turmas já estão em formação e devem iniciar em março. Os valores estão fixados em R$ 220,00 a matrícula e mais duas parcelas de R$ 440,00 referentes à mensalidade.   

    A proposta do projeto subsidiará profissionais de comunicação e marketing político, assim como interessados em agregar competências para atuarem em ações de planejamento e desenvolvimento de campanhas políticas.

    Coordenação do curso

    O curso da UNI-RN será coordenado por Sávio Ximenes Hackradt, que Estudou Comunicação Social – Jornalismo na instituição de ensino UFRN, é professor de Planejamento Estratégico em Campanhas Eleitorais na Pós-Graduação em “Marketing Político e Propaganda Eleitoral” na ECA/USP e tem vasta experiência no assunto.

    Nomes com larga experiência em gestão de campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte e em outros estados brasileiros, como Celso Matsuda, Antônio Melo, Osair Vasconcelos, Vicente Serejo, Ciro Pedroza, Gustavo Farache, Octávio Santiago e Maurício Garcia, ministrarão os módulos de aula. 

    O curso

    O curso, com carga horária de 56 horas, está previsto para  começar no dia 10 de maio. As aulas serão em dois dias da semana: sexta-feira à noite e sábado pela manhã. 

    De acordo com o coordenador do curso da UNI-RN, Sávio Ximenes Hackradt, este é um diferencial para as campanhas eleitorais.

    “O curso é muito rico em termos de conhecimento e uso adequado das ferramentas de marketing e estratégias para aqueles que atuam ou desejam atuar nesta área. Ele é voltado para profissionais de várias áreas de conhecimento que atuam ou pretendem atuar com o desenvolvimento, planejamento e gestão de campanhas políticas e marketing eleitoral on-line e off-line”.

    Ao final do curso da UNI-RN será realizado um Workshop, com duração de 4 horas, sobre como Planejar uma Campanha. 

    A atividade será conduzida pelos Professores Sávio Hackradt e Celso Matsuda, com entrega de certificados para aqueles que concluírem o curso. 

    Programação

    10 de Maio- Do Marketing ao Marketing Político | Posicionamento – Mercado–Alvo – Candidato (Branding) — ministrado pelo Professor Doutor em marketing da USP, Celso Matsuda

    11 de Maio- Inteligência de Mercado — Pesquisas Quantitativa e Qualitativa – ministrado pelo Professor Maurício Garcia, ex-diretor do Ibope e especialista pela USP em marketing político e propaganda eleitoral

    17 de Maio- Planejamento Estratégico de Campanha — ministrado pelo Professor Sávio Ximenes Hackradt, profissional do marketing político, especialista em marketing político e propaganda eleitoral pela USP e ex-professor da USP em Planejamento Estratégico de Comunicação em Campanha Eleitoral

    18 de Maio- Gestão de Campanha – ministrado pelo Professor Sávio Ximenes Hackradt

    24 de Maio- Logística de Campanha – ministrado pela Professora Doutora em Logística, Karla Motta

    25 de Maio- Legislação Eleitoral (Ética, Compliance e Recursos para a Campanha) – ministrado pelo Professor especialista do curso de Direito da UNIRN

    07 de junho- Gestão de Mídias e Redes Sociais e Marketing Digital – ministrado pelo Professor Octavio Santiago, Mestre e doutorando em Mídias e Redes Sociais

    08 de Junho- Mídias Tradicionais, Publicidade, Campanhas de Rua – ministrado pelo Professor Osair Vasconcelos, jornalista, publicitário e profissional do marketing político

    14 de Junho- Assessoria de Imprensa – ministrado pelo Professor Gustavo Farache, jornalista especialista em assessoria de imprensa

    15 de Junho- A TV em uma Campanha – ministrado pelo Professor Antonio Melo, jornalista, publicitário e profissional de marketing político.

    21 de Junho- O Rádio em uma Campanha – ministrado pelo Professor Ciro Pedroza, jornalista, Doutor em linguagem, radialista, publicitário e pesquisador nas áreas de rádio e marketing político.

    22 de Junho- Produção de Textos Persuasivos – ministrado pelo Professor Vicente Serejo, jornalista, escritor e redator em campanhas eleitorais

    28 de Junho- Workshop – Começando a Planejar uma Campanha – Professores Sávio Ximenes Hackradt e Celso Matsuda

    A inscrição pode ser feita diretamente neste link: https://inscricaopos.unirn.edu.br

    Outras informações

    Formato: híbrido (presencial e on-line)

    Aulas semanais: sextas-feiras (18h às 22h) e sábados (8h às 12h)

    Carga horária: 56h

    Início agendado: 10 de maio de 2024

    *Os participantes receberão Certificado de Extensão emitido pela UNI-RN.

    Para saber mais notícias sobre as eleições 2024, clique aqui.


  • APAJ realiza recuperação da Árvore do Amor

    Na manhã de sábado, 2, a equipe da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ), representando o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA/RN), e voluntários da cidade de Extremoz, estiveram presentes na Árvore do Amor, em Maxaranguape.

    A prefeita Maria Erenir, a professora Nira, acionou o IDEMA/RN, juntamente com a equipe da gestão municipal.

    Em primeira ordem, a equipe da APAJ adicionou fertilizantes com o objetivo de acelerar a recuperação do vegetal (uma Gameleira Branca), símbolo turístico e cartão postal do município.


    Atos como esse fortalecem as relações entre os órgãos ambientais do estado. Outras ações serão aplicadas na próxima terça-feira pela equipe de técnicos do IDEMA.


  • PV e PCdoB adiantam posicionamento do PT em Ceará-Mirim

    No sábado, 2, os diretórios estaduais do Partido Verde (PV) e do Partido Comunistas do Brasil (PCdoB) lançaram notas afirmando que apoiam a pré-candidatura de Antônio Henrique, o ungido do prefeito Júlio. No caso do PCdoB, o comitê passou por cima da decisão do diretório municipal, que semana passada havia divulgado nota firmando que não apoiava Antônio.

    A anotação das legendas da federação Brasil da Esperança só vem a confirmar matéria que esta página divulgou no mesmo dia das notas, 2, sob o título “Júlio age para desmantelar federação”.

    Como se vê, a Brasil da Esperança caminha célebre para os braços do governismo. Só que o PT estadual não divulgou nenhuma nota, há de pensar você leitor, o detalhe está justamente nesse ponto. O PT adiantou as notas do PV e PCdoB para dar ordens aos seus militantes ceará-mirinenses, o recado é uníssono: o PT local vai dar arrimo ao palanque julista.

    O imbróglio já começou, e o prejuízo maior pode ser da própria federação municipal. A elite do andar de cima arrisca jogar o projeto do PT ceará-mirinense no mato.


  • Motoristas de aplicativo não gostam da proposta de regulamentação do Governo Federal

    O Governo Federal deverá enviar hoje (4) um projeto de lei complementar, em regime de urgência, com o intuito de regulamentar os serviços prestados por motoristas de aplicativos.

    A categoria, contudo, não gostou da proposta que deverá ser apresentada, que estabelece um piso de remuneração de R$ 32 por hora, sendo R$ 8,02 destinados à “retribuição aos serviços prestados”, e R$ 24,07 sendo “ressarcimento dos custos incorridos pelo trabalhador na prestação do serviço. O que deve contar é o tempo de atendimento a passageiros, e não o tempo que o motorista estiver conectado no aplicativo.

    O ponto de queixa dos motoristas é que a remuneração por hora trabalhada não reflete a necessidade da categoria. Eles defendem que haja um quantitativo mínimo por quilômetro rodado, e que seja mantida a opção de contribuição previdenciária por MEI.





Jesus de Ritinha de Miúdo