Jesus de Ritinha de Miúdo
-
Nem tudo que fica das chuvas é tragédia; os antigos recordam a “beleza da terra molhada”
O tradicional professor comunicador Silvério Alves levantou, em seu blog, um lado que passou despercebido nesse período de chuvas fortes que surpreendeu a região do litoral e do agreste potiguar nesta semana: o teor singelo e renovador daquilo que a natureza traz.
Enquanto os poderes públicos e privados calculavam suas perdas econômicas com as chuvas torrenciais, diz Silvério que os mais antigos focavam noutra coisa: “eles não têm conhecimento de um inverno tão forte em pleno mês de novembro”. Com bastante alegria e agradecimento a Deus, a perspectiva de quem tem uma visão mais tradicional é a de quem se emociona com “a terra molhada, os barreiros e açudes com água, alguns ‘sangrando’, os riachos ‘correndo’… fazendo a festa, especialmente do homem e da mulher do campo”.
As fortes chuvas de segunda e terça chegaram também à região do Potengi, com áreas como a Comunidade de Telha, em São Pedro, que marcou 190mm de precipitações.
-
Período de matrículas para alunos com NEE já está aberto em Senador Elói de Souza
Está aberto o período de matrículas e de renovações no município de Senador Elói de Souza para alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais). Os interessados deverão se dirigir diretamente às escolas.
O segmento de alunos com NEE têm aumentado gradativamente. Em todo o Rio Grande do Norte, são cerca de 3 mil estudantes nessa condição, com 80% deles matriculados na rede pública. A ampliação de vagas é fundamental para a inclusão desse segmento não somente na escola, mas na vida social de modo geral.
As matrículas em Elói de Souza abrange todas as etapas de ensino e devem se estender até o dia 8 de dezembro.
-
1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária promove economia e cultura do campo
Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), o Governo do RN lançou a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com previsão de continuidade até o próximo sábado, 2 de dezembro.
A feira, que se estenderá das 10h às 22h, reúne 58 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, além de uma vila gastronômica e estandes institucionais, distribuídos em mais de 2.500 metros quadrados na sede do governo estadual. Com entrada gratuita, a expectativa é atrair cerca de 12 mil visitantes ao longo dos dias.
O investimento para a realização da Feira Potiguar provém do projeto Governo Cidadão, com recursos provenientes do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Além da diversidade de produtos expostos, a programação cultural, coordenada pela Fundação José Augusto em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), promete enriquecer a experiência dos visitantes com apresentações de artistas renomados, incluindo Odair José, Cátia de França, Santanna, o Cantador, Nação Zumbi, Karina Nuhr, Academia da Berlinda, entre outros.
A Feira Potiguar não se limita apenas à exposição e comercialização de produtos. Durante o evento, serão realizadas aproximadamente 30 atividades educacionais, como palestras, oficinas e cursos, abordando temáticas essenciais, tais como acesso à terra, sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis, agroecologia, assistência técnica e extensão rural, acesso ao crédito, mudanças climáticas, acesso aos mercados e cooperativismo solidário, e protagonismo feminino.
-
Capital continua com aulas suspensas devido às chuvas dos últimos dias
Em virtude dos danos causados pelas intensas chuvas que ocorreram nos últimos dias em todo o estado, a cidade de Natal suspendeu as aulas em diversas unidades escolares. A medida visa a garantir a segurança e o bem-estar da comunidade estudantil e dos servidores.
Algumas unidades escolares foram impactadas pelos efeitos das fortes chuvas, resultando na necessidade urgente de reparos. A Prefeitura do Natal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), está mobilizada para avaliar os estragos e tomar as providências necessárias.
Nesta quarta-feira, 29, a SME realizará uma avaliação detalhada em conjunto com o gabinete de crise da Prefeitura e técnicos especializados que monitoram o movimento climático. Essa análise minuciosa será crucial para determinar a extensão dos danos e possibilitar uma decisão informada sobre a retomada das atividades escolares.a
-
Acontece nesta manhã o Torneio de Futsal Novembro Azul em Riachuelo, além de um conjunto de atividades ligadas a saúde e bem-estar
Atividades educativas agitam hoje (29) a cidade de Riachuelo. Logo mais, às 08h00, acontecerá o Torneio de Futsal Novembro Azul. O evento acontecerá na Quadra Poliesportiva Maninho Bezerra, e será feita em prol da conscientização do combate ao câncer de próstata, além de reforçar a importância da prática de atividades físicas como uma aliada para prevenção de várias outras doenças. A iniciativa da ação é da Secretaria Municipal de Saúde.
O torneio contará com premiação para o primeiro lugar e brindes para os participantes, mas o evento se comporá de muito mais do que apenas essa competição. Haverá uma série de atividades para a população, como consultas médicas, vacinas, avaliação odontológica, aferição de pressão e glicemia, e ainda palestras com profissionais da saúde e da educação, uma psicóloga, assistente social e educador físico. Tudo é gratuito. A coordenação do evento tem como responsáveis a equipe da UBS Maria Luzia da Conceição.
As inscrições para as equipes que quiserem participar do Torneio poderão ser feitas no próprio local e não há custos. Participem!
-
RN sofre bastante com chuvas ontem e hoje e região do Potengi também foi afetada; veja vídeo
Desde ontem, não para de cair água em todo o Rio Grande do Norte. Já choveu nas últimas 24 horas mais do que o previsto para o mês todo. A cidade que mais teve precipitações foi Brejinho, no Agreste Potiguar, com 316mm. Mas os maiores estragos foram registrados em Natal, que teve quase 200mm e registra inúmeros pontos de alagamentos. A Defesa Civil já orientou que a população da capital evite sair às ruas no dia de hoje.
A região do Potengi também tem sofrido os efeitos das fortes chuvas. Alguns vídeos, gravados pela própria população, estão circulando e mostrando os efeitos da queda torrencial de águas, como sangramentos e enchentes. Escolas como o IFRN de São Paulo do Potengi tiveram suas aulas suspensas pelo período da manhã, e deverá ter novas atualizações para a tarde e a noite.
Confira o vídeo abaixo, com imagens das águas em São Pedro e Bom Jesus.
-
Falecimento de Dona Noêmia, mãe do ex-prefeito Naldinho, deixa São Paulo do Potengi em luto
Noêmia Cassimiro de Araújo, a Dona Noêmia, faleceu na tarde de ontem, 27. Ela estava internada no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, tratando uma pneumonia.
Aos 98 anos, Dona Noêmia deixa família e toda a comunidade em profundo pesar.
Com o senhor Mamede Marques, Dona Noêmia construiu uma grande família ao lado do marido. O falecimento de Dona Noêmia foi comunicado por seu filho, Naldinho, que foi por 3 vezes prefeito de São Paulo do Potengi.
Conhecida como uma verdadeira guerreira e mulher de muita fé, sua trajetória é marcada por uma vida dedicada à família e à comunidade.
Haverá uma missa de corpo presente hoje, às 16h, e logo em seguida o sepultamento no Cemitério Público Municipal.
Expressamos nossos sentimentos e pesar aos familiares enlutados neste momento de despedida. Dona Noêmia deixa um legado de amor e dedicação que será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
-
Acontece hoje, às 10h00, a Audiência Pública da Saúde, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi promove, na manhã de hoje (28), às 10h00, uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, na qual apresentará o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RADQA) do ano de 2022, sendo esse um dos momentos mais importantes do ano do ponto de vista de regularização financeira do município.
O RADQA analisado será referente aos 1º, 2º e 3º quadrimestres de 2022. O levantamento será feito pelo Departamento de Saúde. Para efeito de comparação e análise, em relação ao ano vigente de 2023, será apresentado o relatório do 1º e 2º trimestre do ano. Também será apresentado no fórum o Relatório Anual de Gestão (RAG), também referente ao ano de 2022.
É importante lembrar que a atividade, como toda audiência pública, é aberta à população e de extrema importância para acompanhar o que está sendo feito na saúde da região. Esses momentos reforçam o papel de transparência que o Poder Público deve exercer, e é somente com isso que o povo pode cobrar melhorias. Estejamos atentos!
-
Faleceu hoje, em São Pedro, o vereador José Soares de Araújo, mais conhecido como Zé da Caçamba
Faleceu hoje, aos 67 anos, o vereador José Soares de Araújo, mais conhecido como Zé da Caçamba, de São Pedro, uma das personalidades políticas mais marcantes do Potengi.
Conhecido pelo seu comportamento sério e firme, Zé da Caçamba era um sujeito humilde mas fiel a suas convicções. Mesmo tendo apenas o ensino fundamental incompleto, ganhou destaque na região, tornando-se um dos protagonistas na política local, sendo vereador já há alguns anos. Em 2012, ele chegou a ser o candidato mais votado, quando ainda era do PMDB (hoje MDB). Com o tempo, mudaria para o PL, mas manteria sua independência e sua força política – no último pleito, em 2020, seria o segundo candidato mais votado, atrás apenas da Galega de Serrinha, também do PL.
A prefeitura de São Pedro publicou, em suas redes sociais, uma nota de pesar pelo falecimento do vereador. Zé da Caçamba era casado. As informações sobre velório ainda não foram divulgadas.
-
Prefeitura de Riachuelo comemora decisão favorável do IDEMA sobre remoção de árvores do tipo Nim
Uma polêmica agitou as árvores de Riachuelo nas últimas semanas. A prefeitura, após retirar do centro da cidade algumas árvores conhecidas como da espécie Nim, recebeu denúncia no Instituto de Defesa do Meio Ambiente pelo serviço. A Prefeitura, no entanto, alegou que essa espécie tem causado muitos prejuízos não somente à própria cidade, mas a tantas outras do país que também optaram pela remoção.
Após os fatos apurados e denúncias julgados improcedentes, o IDEMA acatou a decisão em favor do município. O Instituto reforça que, apesar de ser uma árvore “bonita e frondosa”, ela é uma ameaça ao bioma natural da região, pois é tóxica. Os autos foram encaminhados para a Coordenadoria das Ações de Fiscalização com a sugestão de arquivamento.
O site da Prefeitura postou um documento ilustrativo explicando todo o caso, e, defendendo-se do caso, alegou ainda que foi vítima de fake news. De qualquer modo, a cidade não ficará carente de árvores; várias mudas de espécies nativas e frutíferas foram recebidas para que haja o replantio. A ação foi feita em parceria com o Projeto Arboriza Natal, da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).