O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu nesta terça-feira (19) as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI), com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2025. São oferecidas 560 vagas no polo de Natal, voltadas para candidatos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.
Metade das vagas é destinada a alunos da rede pública estadual, enquanto a outra metade está aberta para ampla concorrência. As inscrições podem ser feitas online até 8 de dezembro, com taxa de R$ 30.
O processo seletivo consistirá na análise do desempenho escolar dos candidatos, considerando a média das notas de Matemática e Língua Portuguesa obtidas no 9º ano do Ensino Fundamental. Os interessados poderão escolher entre cinco áreas de especialização: Informática para Internet, Redes de Computadores, Programação de Jogos Digitais, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
“Ao disponibilizar a formação técnica em Inteligência Artificial, o IMD está cumprindo o seu papel de estar sempre na vanguarda de formação na área de TI. Dois anos atrás, lançamos o curso de Internet das Coisas e agora estamos lançando o de IA”, destacou o professor Marcel Oliveira, coordenador dos Cursos Técnicos do IMD.
Os cursos técnicos do IMD serão oferecidos em formato híbrido. No primeiro semestre, as aulas serão majoritariamente à distância, com alguns encontros presenciais. A partir do segundo semestre, alguns cursos permanecerão no modelo híbrido, enquanto outros terão aulas presenciais diárias.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 17 de dezembro. Os candidatos aprovados deverão enviar a documentação entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025. A matrícula para o primeiro semestre deverá ser realizada entre os dias 10 e 13 de março de 2025, por meio do sistema SIGAA, e as aulas estão programadas para começar em 17 de março.