Estão abertas as inscrições para o primeiro concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). O certame oferece 180 vagas para candidatos de nível superior, com salários iniciais de R$ 5.118,52.
As inscrições estarão abertas até o dia 30 de maio e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto AOCP, a banca organizadora. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 150, mas os candidatos que atendem a critérios específicos, como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ser doador de medula óssea, sangue ou leite materno, ou pessoa com deficiência, podem solicitar a isenção da taxa.
O concurso oferece vagas distribuídas entre três cargos: 113 vagas para Analista Ambiental, 27 vagas para Analista Administrativo e 40 vagas para Fiscal Ambiental. O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Provas em julho
As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 27 de julho de 2025, em Natal, com possibilidade de ampliação para cidades vizinhas, caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade de alocação da capital. A prova objetiva contará com 60 questões, abordando temas como Língua Portuguesa, História e Aspectos Geoeconômicos do Rio Grande do Norte, Informática, Legislação de Meio Ambiente e conhecimentos específicos de cada cargo. Já a prova discursiva será composta por uma redação.
A governadora Fátima Bezerra destacou a relevância do concurso para o fortalecimento do funcionalismo público estadual. “Este concurso representa todo o esforço do Governo do Estado para fortalecer o funcionalismo público. O Idema tem um papel estratégico em nosso propósito de construir um estado mais sustentável, seguro, justo, inclusivo e próspero”, afirmou a governadora.